terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Porto - Fundador Tawny

Pra variar um pouco minhas postagens, eis um vinho do porto, que não é safrado por se tratar de um Tawny, mas com certeza estava a mais de 10 anos guardado no fundo da gaveta na casa de meu pai.
Esse é um vinho do porto de entrada, mas se existe um produto que não se pode falar mal nunca são essas relíquias portuguesas, pode ter certeza que se o mesmo tiver o mínimo de procedência a qualidade é garantida.

Vamos ao vinho, esse porto nada mais é do que um produto da mais popular produtora de vinhos portugueses, a Real Companhia, herança deixada a seu povo pelo famigerado e polêmico Marquês de Pombal. Segundo o site, ele estagia por 5 anos em barricas de carvalho.

Bebo o vinho do porto como aperitivo em pequenos copos, esse se mostra de coloração ambar puxando para tons atijolados demonstrando sua idade, no nariz percebe-se muito álcool e tabaco e na boca uva passa brancas, tabaco e bastante presença do carvalho. O álcool dá aquele impacto, mas é muito prazeroso e sua persistência é mediana. Acredito que devido ao longo tempo de abertura da garrafa o vinho já deve se apresentar bastante alterado, podendo ser bem diferente da avaliaçaõ de outras pessoas, mas acredito que a base deva ser a mesma.

Saúde!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Trio Cabernet Sauvignon 2007

Esse é um daqueles vinhos que não se tem mais o que falar.

Se pesquisarem ele é unanimidade em blogs de vinho, já havia provado essa maravilha por diversas vezes, e tinha uma garrafa na adega só esperando o momento certo.
Pois é, sábado em casa, maior tranquilidade, resolvi por um corte especial de fraldinha na churrasqueira e fazê-la só no sal grosso, e na hora de escolher o vinho a dúvida cruel de todo admirador do mundo do vinho, qual vinho? qual uva? será que guardo mais um pouco? será que vai harmonizar? portanto relutante pensei, vou pegar um Bom vinho, já tomei muitos vinhos de linha de entrada e eu mereço um Bom vinho hoje!

Fiz uma ótima escolha, o vinho estava maravilhoso! Esse é um dos melhores custo x benefício que temos na América Latina, um vinho que bate de frente com muitos vinhos que cobram de oitenta a mais de cem reais por garrafa e por este exemplar paguei pouco mais de trinta no carrefour, mas geralmente é vendido em torno dos quarenta reais.

Vamos ao vinho, na taça coloração rubi com reflexos bordô, deixei respirando por pouco mais de meia hora, aromas de baunilha frutos vermelhos e chocolate e já mostrava uma bela integração com a madeira. Na boca uma explosão de sabores, conformando o olfato e trazendo especiarias bastante pimenta, acidez corretíssima, um equilíbrio maravilhoso alcançado pelo corte das castas Shiraz e Cabernet Franc, taninos redondos, com uma persistência sem igual, em torno de dez segundos... tornando possível apreciar toda a evolução do vinho em boca, permitindo uma viagem sensorial em cada gole.

É um vinho excepcional, espero encontrar ainda os da safra 2007 para guardar por mais um tempo, bebê-los em 1 ano ou 2, é perfeito para ocasiões especiais.

Saúde!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Luis Felipe Edwards Gran Reserva Merlot 2009

Opa… agora sim melhoramos, não da água para o vinho e sim do vinho para o vinho mesmo rs. para começar bem o ano!

Um ótimo vinho, muito bem feito, estagia 12 meses em barrica de carvalho, bonita garrafa e etc… e ao abrí-lo, percebi que a rolha estava bem jovem, quase sem compressão da cortiça, arejei por quase uma hora por se tratar de um vinho jovem.

Vamos ao vinho, vermelho violáceo com reflexos esmaecidos em taça, no olfato o álcool se mostrou bem integrado, um pouco de madeira, e muita… muita fruta, morangos e cerejas, que se confirmaram ao ser degustado, mas um porém… esperava mais corpo do vinho, ao degustar com mais cuidado para confirmar as impressões eu fui percebendo que o vinho estava ralo, meio aguado, onde se tratando de um vinho de qualidade superior e jovem fica na minha opinião complicado esperar uma evolução e pelo custo benefício de vinhos chilenos na faixa de 30 reais eu apostaria mais em Merlots da Vinícola Concha y Toro como o Casillero, já comentado aqui, e o Trio que possuo na adega.

Não que esse vinho não seja bom, para ser bebido jovem achei ótimo pois possue um bom equilíbrio e persistência, tornando-se uma ótima pedida para variar e treinar a percepção nessa linha de vinhos.

Não quero criar referências no que tange o meu gosto pessoal, esse vinho é melhor que aquele, coisa e tal… lembrando sempre que esse blog é somente para expressar minhas opiniões pessoais, debater, descobrir e evoluir o conhecimento de vinhos, tanto o meu quanto o de que o lê! Sinta-se à vontade para comentar!

Saúde!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Los Teros Reserva Tannat 2006

Último vinho de 2010, porém não dos melhores… festejei a virada tomando espumantes, estavam maravilhosos e eram todos brasileiros, mas não estava com intenção e nem condição de avaliá-los.

Esse vinho é uma das minhas desventuras das prateleiras de supermercado, arrematei 3 garrafas por menos de dez reais, e no fim das contas, bebi pelo que paguei!

Esse vinho me parece ser uma parceria da vinícola Aurora(A rolha era da mesma), com uma vinícola Uruguaia chamada Bodegas Fallabrino, porém nenhuma das duas disponibiliza qualquer informação sobre esse rótulo em seus sites, mais um daqueles vinhos escondidos e de baixo custo. Vi alguns comentários sobre esse vinho na Internet, alguns gostaram bastante, outros nem tanto e lógico há aqueles que só de verem o valor nem passam perto.

Vamos ao vinho, em taça um violeta bem intenso com equilíbrio entre brilho e opacidade, bonito de se ver, no nariz o álcool incomodou mas após uma hora de aeração melhorou um bocado me permitindo sentir seus odores de frutos escuros, cereja principalmente, e fumo. No paladar o próprio confirma o olfato, porém se revelou desequilibrado em acidez e álcool, esperado, porém o retrogosto era de manteiga de cacau, igual aqueles protetores labiais, e isso acabou grudando em minha boca se tornando em uma sensação totalmente desagradável. Com o tempo o sabor do vinho some ficando uma sensação rascante.

Bom, nem preciso dizer muito pra mostrar que não recomendo, restando agora a esperança de que o da safra 2007 seja uma surpresa um pouco mais razoável, na dúvida vá de Almadén, pois os vinhos da própria vinícola Aurora que conheço eu acho muito adocicados pro meu gosto.

Saúde!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...