terça-feira, 26 de abril de 2011

Casa Valduga Premivm Cabernet Franc 2006

Continuação da Semana Santa, esse vinho desfrutado no Domingo de Páscoa, concedido pelo meu sogro que é um admirador da casta Cabernet Franc. Ele foi tomado casualmente, sem influência de outros sabores.

Já experimentei outros vinhos da Casa Valduga e estou com um espumante guardado para uma ocasião extremamente especial que ocorrerá em breve, porém dessa linha é o primeiro e pelo que eu me lembre também o primeiro varietal dessa casta, estava muito curioso pois essa uva geralmente é utilizada em cortes com outras uvas. Pelo que eu saiba também, a origem da casta Cabernet Sauvignon vem do cruzamento da Sauvignon Blanc e da Cabernet Franc, gerando uma Cepa muito mais harmoniosa para se produzir os vinhos.

Bom, chega de história e vamos ao vinho:

Na taça um violáceo bem forte, bastante lacrimoso. No olfato achei meio fechado, não querendo se mostrar.
Na boca se mostrou equilibrado nos taninos e na acidez, preencheu a boca, boa evolução com bastante frutos vermelhos porém esperava mais sabores e sensações. Não tinha muita personalidade.

Sendo franco, é um ótimo vinho para se experimentar e para ter referência, mas não para se repetir ou guardar na adega. É justo no preço, salgado como em geral são os vinhos brazucas.

O vinho seguinte, do jantar, foi muito mais satisfatório, levando em conta o preço! Em breve.

Saúde!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Victor Cinquantaquattro Rosé

Celebração, nada melhor de que um ótimo espumante!
Semana Santa, comemoração do renascimento e eu comemorei no ritmo, com um emprego novo com grandes expectativas! Nada melhor para comemorar do que um ótimo espumante.

Esse eu estava a um bom tempo de olho, acho que por ser feito pela uva Pinot Nero me chamou a atenção. Produzido pela Contarini, na região montanhosa de Vazzola no norte da Itália próximo a Verona e Trento.

Pensava-se que a Pinot Nero era uma versão próxima da Pinot Noir Francesa, porém estudos mostraram ser um cruzamento entre as uvas Pinot Meunier e Gewürstraminer, interessante não?

Vamos ao vinho!

Começando pela cor, achei engraçado, um âmbar acastanhado bem diferenciado de rosé, acho que eles tem outra mentalidade a respeito da correlação de classificações e cores reais, algum estudioso do mundo do vinho poderia me ajudar com essa informação!

A espuma, e que espuma, muito diferenciada dos espumantes que estou acostumado, essa vem abundante, daqueles que se você não prestar atenção a taça transborda. O perlage bastante abundante também, com bolhas de médias para finas.

No olfato sente a acidez e o pão molhado, na boca uma delícia, bem gelado, acidez correta e morangos silvestres, daqueles pequenos e bem ácidos, permanência mediana.

Um ótimo espumante, adorei a garrafa e rótulos, ótima qualidade e custo x benefício mais do que excelente ao preço de um Chandon nacional, o que me faz acreditar que os nossos espumantes nacionais estejam inflacionados devido ao grande consumo e prestígio.

Indico de olhos fechados!

Saúde!

domingo, 17 de abril de 2011

Alabastro 2009

Esse foi o vinho desse final de semana. Sinceramente, os vinhos portugueses cada vez mais ganham o meu gosto, fáceis e muito prazeros de beber e de um custo benefício incrível.
  
Mais um vinho da Aliança, grande produtora de vinhos portugueses e que estão se popularizando nos mercados sendo um ótimo produto pelo seu custo benefício.
Por essa garrafa paguei em torno de R$ 20,00 no Carrefour aqui de São Paulo.

Vamos ao Vinho!

Esse Alentejano, região sul de Portugal, é um corte das castas Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon a qual senti bem a presença.Tem passagem por madeira, com pouquíssimos traços.

Na taça um violáceo muito forte, muitas lágrimas e no olfato muita fruta vermelha, confirmado no paladar com um pouco de pêra e ameixa. Um vinho simples e equilibrado, pouco corpo, porém média persistência sendo superior a muitos vinhos de sua faixa de preço.


Esse eu indico!

Saúde!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tsantali Halkidiki Assyrtiko Sauvignon Blanc 2009

Voltando aos mundo gourmet, semana passada eu preparei um salmão que ficou divino! E para acompanhar, e que por sinal harmonizou perfeitamente, um vinho grego que assim que vi na prateleira do mercado (Carrefour), peguei pois não poderia ficar sem experimentá-lo, já comprei pensando no peixe que estava em meu congelador só esperando um vinho interessante!

A salada, foi Italiana, composta por alfaces, escarola e radicchio com muito azeite e molho italiano. No salmão usei flor de sal, cebola e tomate desidratada, alho e um pingo de pimenta calabresa e pouco mais de uma hora de forno, 45 minutos no alumínio e 30 dourando! Ficou delicioso!

Vamos ao vinho!

Da Grécia, é difícil falar em poucas palavras, são muitos séculos de história e a casta Assyrtiko é ícone da região do arquipélago de Santorini.

Esse vinho é um corte 50/50 das castas Assyrtiko e Sauvignon Blanc, a Assyrtiko lembra um pouco a Riesling, mas tem outra personalidade e na minha opnião produz vinhos mais florais.

Na taça um amarelo palha com reflexos esverdeados, odores de frutas cítricas.
No paladar um vinho realmente refrescante, acidez muito bem balanceada porém de baixa persistência, bastante maçã verde, pêra e flores e uma mineralidade que é uma marca da Assyrtiko.

Pelo preço de R$ 20,00 e pela facilidade de encontrar no mercado, acho que é um vinho que não deve ser deixado de provar, pelo menos pela curiosidade de experimentar algo novo!

Saúde!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Chandon Brut Reserve

Quer agradar seus convidados? Tiro certo para qualquer festividade! Nesse dia eu fui o convidado, era aniversário de 80 anos do meu Tio Avô Fauzi, no All Seasons da Alameda Santos, um almoço com ótima gastronomia e regado a Chandon, foi perfeito.

Harmonizei do início ao fim, de início já abrindo o apetite, depois com saladas diversas, com comida japonesa caiu bem e junto com o bolo e os docinhos, um belo de um coringa!

Dispenso comentários sobre a Chandon, um dos melhores produtores de espumantes do Brasil na minha opinião, só acho que deveriam diminuir um pouco o preço rs.

Vamos ao vinho!

Também é produzido com as castas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, igualmente ao Rosé, relembre, através do método Charmat.

Na taça é de coloração dourada com espuma mediada e perlage(bolhinhas) finas e bem duradouras, aromas florais e bastante pão, na boca demonstra equilibrio correto de acidez causanda uma refrescância, muito bom no calor que estava naquele domingo.

Esse eu recomendo de olhos fechados!

Saúde!

Vinecol Cabernet Sauvignon Rose 2007

Esse post esta vindo com uma semana de atraso... mas o vinho é bom, lembro como se fosse ontem
.
Comprei ele no início do ano, quando estava na busca de vinhos rosé no mercado Sonda, já tinha ouvido falar e lógico, provei. Aproveitando o calor do final de semana retrasado.

O engraçado foi que abri o mesmo na sexta-feira, assistindo ao Globo Reporter que se tratava de alimentos orgânicos, coincidência ou não fiquei abismado com a quantidade de porcarias que os agricultores utilizam em suas plantações, mas isso também eu sabia a muito tempo, temos que selecionar melhor tanto o que comemos quanto o vinho!

Vamos ao vinho!

Vinecol é uma bodega Argentina que produz vinhos orgânicos, vale muito a pena entrar no site deles e conhecer melhor seus produtos: http://www.vinecol.com.ar/ .

Na taça um vermelho cereja bem vivo, com reflexo caramelo, no olfato frutos vermelhos em compota, dá pra sentir o açucar, no paladar acidez mediana, morangos em compota e um tom floral bem discreto, porém no meu gosto acho que a acidez deveria ser mais elevada, achei o vinho muito doce pro meu gosto, quase de sobremesa, mas achei um bom vinho pois é muito justo o que ele entrega pelo valor abaixo dos vinte reais e por ser orgânico, uma tendência mundial em produtos que prezam a qualidade de vida.

Agora fiquei preocupado, como será o controle de ferilizantes e pesticidas nos vinhedos mundo afora? Um bom assunto para ser discutido!

Saúde!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...