quinta-feira, 29 de março de 2012

Barolo Flori 2006 DOCG


Novamente na enoteca O Melhor Vinho do Mundo, estou me tornando freguês, tive o grande prazer de conhecer o POD Bar que é o equipamento mais moderno para a conservação de vinhos e lhes permite vendê-los por taça. Uma mão na roda para os apreciadores que não querem pagar tanto e ter o prazer de beber vinhos de altíssima qualidade.

Eis que não tive dúvidas e pedi um clássico italiano que muitos conhecem, um Barolo, que são vinhos de alta qualidade e esse é um DOCG - Denominazione di origine controllata e garantita que se trata da mais alta escala de qualidade de vinhos italianos.

O Barolo é produzido no noroeste da Itália na região do Piemonte com a famosa uva Nebbiolo, passam no mínimo 18 meses envelhecendo em barricas e tem potencial de guarda elevadíssimo devido a sua tanicidade.

Esse exemplar é produzido pela Araldica e importado pela Decanter, estagiou 18 meses em barrica clássica botti de 8000 litros e tem estimativa de 10 anos de guarda.

Vamos ao vinho!

Na taça apresentou coloração granada, no olfato frutas ácidas, algum floral, alcatrão (percebi, mas não identifiquei de imediato) e muita madeira.

Na boca é fabuloso, traz a Itália em sua personalidade, seco, alguns taninos finos e outros a serem amansados, acidez super equilibrada e ótimo final conjuntamente com a persistência, é realmente um vinho de outro nível.

Logo de início ele chega a ser estranho porque ele explode no nariz a sua potência em níveis bem altos, mas após quase uma hora na taça ele arredondou e ficou excelente acompanhado de um queijo Prima Donna de origem Holandesa que pede vinhos encorpados como esse.

Saúde!

Maycas del Limari Reserva Syrah 2009


Eis um vinho excelente que tomei essa semana em casa. Quem diria que essa região, bem ao norte de Santiago produziria vinhos tão bons como esse e o Cabernet Sauvignon que tomei o mês passado.

Esse mês está mesmo sendo ótimo para vinhos, um sempre melhor que o outro. Esse vem do Vale do Limarí tem uma história recente na vinicultura e a Viña Maycas del Limari é um investimento do grupo Concha y Toro que por sinal deu muito certo.

Vamos ao vinho!

Em taça tem cor rubi profundo e reflexos arroxeados. Por ter reduzido bem a temperatura estava fechado no início, mas no que ganhou temperatura mostrou claramente a fruta vermelha e ameixa seguido de especiarias e chocolate, é incrível como alguns aromas são passados para uma bebida que é feita somente pela uva!

Na boca incomodou um pouco pelo álcool no início, mas depois de uma hora estava excepcional, ótima acidez, taninos suaves e médio corpo com final agradável e persistência média para alta, muito bom mesmo!

Ótima opção para quem gosta de chilenos e quer variar um pouco.

Saúde!

Anselmann Riesling Trocken 2009

Há uns dias atrás tirei um dia de descanso com minha esposa e fomos a Toque Toque Pequeno em São Sebastião e para essa ocasião especial adquiri um vinho especial que estava namorando já a algum tempo e durante a degustação na enoteca O Melhor Vinho do Mundo que depois de comprá-lo vi que eles tinham um post dedicado a ele no blog Bebendo em Serviço.
A Alemanha produz ótimos vinhos brancos e compete diretamente com a região francesa da Alsácia no nordeste da França e muito próximas por sinal.

Esse exemplar é produzido pela Anselmann na região de Pfalz (Palatinado), bem ao sul de Frankfurt que é uma cidade bem conhecida e próximo de Mannheim, região conhecida por produzir vinhos em grande quantidade, baratos e de baixa qualidade e que se adaptou às novas tendências mundiais em diminuir a produção, investir em tecnologia e produzir vinhos de excelente qualidade.

A Casta Riesling é ícone dessa região que banhada pelo rio Reno produz condições de terroir ideais e a torna umas das regiões de maior produção desse vinho.

Vamos ao Vinho!

Na taça amarelo claro com reflexos dourados com muito brilho. Seus aromas são bem intensos mesmo estando no gelo e bem resfriado. Frutas cítricas, maçãs verdes, pêra e traços minerais bem definidos.

Na boca é extremamente refrescante, ótima acidez bem diferenciada dos tradicionais vinhos brancos do novo mundo, álcool muito bem integrado e imperceptível e média persistência. É Seco (Trocken) na medida e sem amargor.

Já tomei o Riesling mais famoso do Brasil, o Almadém, e o chileno da Concha y Toro, Winemakes, mas os alemães são realmente muito especiais, agora quero um Alsciano!

Esse vinho complementou divinamente as saladas de entrada no almoço que fizemos no Barracuda Beach Bar que é comandado pelo Renato Krunfli e possue um ótimo ambiente, ótimo serviço, ótimos pratos e que para minha grata surpresa não cobrou a rolha, literalmente excepcional e merece meus parabéns e muito em breve iremos retornar!

Esse é o ápice do prazer, pessoas incríveis, local incrível, sensações incríveis! Maravilhoso!

Saúde!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Luigi Bosca Reserva Malbec 2008

Ufa... ultimo vinho da degustação e não é para menos um encerramento com chave de ouro.

Esse é um malbec clássico e reverenciado por muitos apreciadores de vinho. Já tive a oportunidade de experimentá-lo em outras ocasiões e safras e posso dizer que basta sentir seus aromas facilmente me recordo o quão prazeroso é esse vinho.

O vinho ficou no decanter durante toda a degustação, perfeito para que possa respirar e liberar todo o seu potencial.

Vamos ao vinho! 

Em taça mostra um vermelho rubi muito intenso e reflexos violáceos, complexidade de aromas, ameixa, frutos silvestres, café, baunilha e especiarias conforme sua evolução em taça.

Na boca é macio com taninos redondos, acidez e álcool integrados, madeira na medida e medio corpo.

É o tipo de vinho que uma taça chama a outra e que em minha opinião é uma referência da casta Malbec na Argentina. Carne vermelha untuosa (gorda) é com ele mesmo!

Saúde!

PQP - Salvaguarda o escambau!

Li diversas publicações a respeito da salvaguarda ao vinho nacional e já estava me coçando para publicar algo em meu blog.

Em diversos blogs percebi a referência da carta aberta do Ciro Lilla e seu ponto de vista com relação às medidas protecionistas que alguns mesquinhos estão solicitando que pretende aumentar o imposto de importação de 27 para 55%.

Isso vem se repetindo em diversos setores em nosso triste e ignorante país. Temos por exemplo o setor automotivo que aumentou significativamente a alíquota dos carros importados e nada mais fez do que dar um tiro no pé das montadoras nacionais em curto prazo,eu mesmo cansei das nossas carroças nacionais e quero um Hyundai com 5 anos de garantia.

A classe média cansada de pagar os impostos ridículos resolveu viajar e gastar la fora e vemos uma reportagem atrás da outra dos recordes batidos dos gastos no exterior.

Desculpem até pelo título da postagem que deve gerar um grande impacto, mas sinto que esse é um momento de manifestação e vou ser direto e reto, porque o que mais me incomoda não são essas atitudes tomadas por governantes que, aliás, nada mais são que um reflexo de nosso povo, e sim essa ignorância em aceitar de cabeça baixa e pior, pagar caro já que temos dinheiro sobrando, o que não deixa de ser uma mera fantasia.

Se você quer aceitar, ok, você não irá mais ler o meu blog por que:

VOU ABDICAR DA MINHA LIBERDADE DE BEBER VINHOS BRASILEIROS, ARGENTINOS E URUGUAIOS CASO ESSE ABSURDO OCORRA!

Com isso, lógico, tomarei menos vinho do que gostaria, mas não contribuirei com o bolso de gananciosos que dão gargalhadas as nossas costas.

Saúde!

Finca La Linda Bonarda 2009


Esse foi o terceiro vinho da degustação realizada na Enoteca O Melhor Vinho do Mundo. Horrível ficar sem tempo para o blog, mas estou me esforçando.

Como já postado anteriormente em Finca La Linda Torrontés 2010, Finca La Linda Tempranillo 2009, Finca La Linda Malbec 2009 , a bodega Luigi Bosca dispensa maiores comentários. Tenho uma garrafa do Chardonnay Unoaked aguardando uma receita especial.

Essa sequência do corte com Bonarda e em seguida o varietal, foi interessante para destacar as diferenças desses dois vinhos bem diferenciados do que estamos acostumados.

Vamos ao vinho!

Em taça apresenta vermelho rubi, aromas bastante frutados, fruta vermelha e frutos secos. Aparece um pouco da tosta da madeira também.

Na boca mostra pouca acidez e médios taninos o que faz destacar a fruta e o médio corpo com um amargor interessante no final que não incomoda mas que achei curto se comparado aos outros vinhos da linha.

Um vinho interessante para se conhecer essa linha que é campeã em custo benefício.
Um vinho que vai com pizza e comidinhas italianas leves com molho a base de tomate.

Saúde!

terça-feira, 20 de março de 2012

Callia Alta Shiraz Bonarda 2010

Esse foi o segundo vinho da degustação realizada na Enoteca O Melhor Vinho do Mundo.
A Bodega Callia, não muito conhecida, produz diversos cortes e pelo que entendi eles devem ser especialistas na casta Shiraz  que predomina e melhor se desenvolve na região de Tulum em San Juan produzindo vinhos de prestígio internacional.
Esse corte produzido com as uvas Shiraz e Bonarda, respectivamente 60 e 40%, é uma tendência que eles estão estimulando, pois apresenta um bom equilíbrio com suas características que se complementam nas especiarias da Shiraz com o corpo e a fruta da Bonarda. Além disso, somente uma parcela bem pequena do vinho passa 3 meses em barricas para preservar e destacar mais a fruta e características da uva.
Vamos ao vinho!
Em taça mostrou uma cor rubi bem viva e jovem, aromas bem destacado de especiarias mostrando qualidade da Shiraz e fruta vermelha madura.
Na boca mostrou personalidade, simples, mas de respeito, médio corpo, boa acidez e um pouco de álcool sobrando o que é comum em tintos jovens. Média persistência e final com um pequeno amargor característico, mas nada que incomode.
É um vinho redondo e de qualidade acima do preço que é cobrado, uma ótima opção para variar a adega!
Saúde!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Finca La Linda Torrontés 2010

Como havia dito, participei da primeira degustação comemorativa de aniversário da Enoteca O Melhor Vinho do Mundo.

Logo de início, um vinho que elegeria uma das melhores compras desse início de ano no quesito vinhos brancos! E não estou sendo modesto, recomendo o blog do nosso amigo Gil do Vinho Para Todos, um dos blogs que mais consulto em busca de valiosas informações e que provou e aprovou o vinho.

Já comentado aqui no meu blog o Tempranillo 2009 e o Malbec 2009 essa linha de vinhos é a linha de entrada da Bodega Luigi Bosca e esse Torrontés da região de Salta que fica bem mais ao norte de Mendoza quase na Bolívia. Essa região que está sendo reconhecida como a melhor produtora dessa casta e é diferenciada pela altitude sendo dividida em três sub-regiões, Cafayate aos 1.700 metros onde esse vinho é produzido,  Colomé aos 2.400 metros e  Yacochuya aos 3.000 metros.

Essa preocupação dessa Bodega ter a sua viticultura no melhor terroir é umas das melhores mostras em seu compromentimento de produzir o melhor.

Vamos vinho!

Na taça mostrou o amarelo palha com reflexos esverdeados com aromas florais bem nítidos.

Na boca é refrescante com ótima acidez e notas adocicadas muito bem integradas não chegando a incomodar e sim convidando a degustar cada vez mais o vinho. Ótimo final e média persistência e quero salientar o aroma de fundo de taça que remete a goiabada, muito intrigante!

Não só recomendo como levei uma garrafa!

Saúde!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Château Tour de Mirambeau Blanc Réserve 2009

Mais uma vez em visita ao O Melhor Vinho do Mundo onde fui para fazer minha reserva da próxima degustação que em breve comentarei aqui.

Como sempre o calor me faz pedir vinhos brancos e aproveitei a visita para experimentar esse vinho da região de Bordeaux que é feito pela família Despagne com a casta Sauvignon Blanc.

Vamos ao vinho!

Na taça amarelo palha e aromas que revelam um vinho de muita expectativa com traços minerais e cítricos.

Na boca complementa a sua mineralidade, mostra claramente notas de pêra com muito frescor e acidez na medida como todo branco tem de ser, álcool corretíssimo e persistência bem acima do tradicional.

Um vinho excelente e acima da média e paguei somente R$ 20,00 pela mini garrafa!

Saúde!

Black Tower Rivaner 2010

Nem tudo na vida são flores. Domingo estava com meu sogro em sua casa e ele me trouxe um vinho que ele havia ganhado o famoso Black Tower.

Confesso que minha experiência com esse tipo de vinho alemão se remete à minha infância, aquelas garrafas azuis de liebfraumilch, e me lembro que nem meu pai, um gaúcho seletista com seus vinhos, aceitava muito bem.

Pois bem, fui sem muitas expectativas à esse exemplar feito pela Reh Kendermann com a casta Rivaner que também é conhecida como Müller-Thurgau.

Vamos ao vinho!

Em taça mostrou um amarelo com reflexos dourados e aromas florais e mel.

Estava bem gelado, mas na boca não mostrou nenhuma acidez e passou muita doçura, um excesso de açucares para quem além do costume de tomar vinhos secos também não gosta do excesso de açúcar na maioria dos alimentos.

Tomei mais um pouco afim de identificar mais alguma coisa, mas não passei da meia taça, me incomodou realmente.

Isso realmente é uma situação fora do esperado, mas enxergo sempre como oportunidade e me disponho a comprar outros BTs feitos com outras uvas para avaliar.

Tenho certeza que minhas expectativas vão ser outras e os resultados completamente diferentes e essa é a graça nesse mundo do vinho!

Saúde!

Cordillera Special Edition Maule 2009

Mais um vinho do clube W, esse porventura desenvolvido em parceria entre a Wine e a vinícola espanhola Miguel Torres, porém em seus vinhedos do Chile.

Esse vinho tomei com meus pais no último final de semana, minha mãe fez uma carne que casou bem com a Cabernet Sauvignon que compõe 85% deste exemplar junto com a casta Merlot.

Como o próprio rótulo diz, ele é produzido na região do Maule que é uma sub-região do Vale Central, em breve estarei terminando as páginas do Chile e comentarei bastante sobre o País e seus terroirs.

Vamos ao vinho!

Na taça mostrou rubi escuro com reflexos violeta e aromas adocicados com especiarias.
Na boca mostra equilíbrio de álcool e acidez, fácil de beber e não sobra álcool, porém acho que pode evoluir um pouco mais merecendo guarda. É um vinho correto e fácil de beber, porém na minha opinião poderia ter mais persistência e complexidade pelo porte que o vinho aparenta.

Saúde!

terça-feira, 6 de março de 2012

Almadén Riesling 2011

Muitos blogueiros comentaram e a tempos estava esperando aquela passada descontraída pelo mercado e assim que vi aquela garrafinha de 250 ml não resisti.

Vamos ao vinho!

Produzido pelo grupo Miolo na região da Campanha, em breve no meu blog você entenderá melhor sobre as regiões, com a casta alemã Riesling, muito conhecida por seus vinhos aromáticos.

Na taça mostrou amarelo palha brilhante e jovem, aromas cítricos suaves e pouco floral.

Na boca ele surpreende super leve como um suco de uvas brancas e bem ácido e pouco álcool.

Um vinho super simples, correto e refrescante, ideal para a situação corriqueira do dia a dia e super barato.

Saúde!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Herdade do Esporão Vinha da Defesa 2007

Hoje fui rápido ao mercado para garantir a janta e com valores medianos tive uma refeição de custo benefício interessantíssimo. O vinho estava em promoção no Carrefour por R$ 26,00 e por R$ 40,00 tive uma refeição excelente e para duas pessoas.

Como sempre digo no meu blog, os vinhos portugueses são excelentes desde os mais simples aos mais refinados. Quem quiser mais informações sobre a Herdade do Esporão eu recomendo o blog do Gustavo Kauffman, o Enoleigos, que possui uma série sobre esse produtor.

Vamos ao vinho!

Sua região é o Alentejo, que vem cada vez mais nos impressionando. Produzido com as castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, mostra o quanto é importante em minha opinião esse equilíbrio entre as castas das uvas pra se obter ótimos vinhos.

Espero que essa mistificação e estereotipagem sobre os varietais e os cortes estejam indo por água abaixo em nosso país, mesmo sendo um país com a cultura de se viver de imagem.

Na taça mostrou um amarelo bem forte com reflexos dourados, aromas com muita fruta, lima e florais.

Na boca é equilibrado apesar de não ser tão ácido sendo que o álcool foi bem integrado ao vinho equilibrando a falta de acidez e a temperatura de 10C facilita e muito sua degustação.

Voltando à janta, foi ótimo com o Medalhão de Merluza acompanhado com brócolis ninja salteados e finalização de aceto balsâmico.

Excelente!

Saúde!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...