Eis um vinho que é bastante aclamado. Produzido pela Bodega Pulenta Estate na região de Tupungato / Agrelo e tem como costume numerar seus varietais e cortes. São eles, I Malbec, II Merlot, III Cabernet Sauvignon, IV Cabernet Franc, V Malbec / Cabernet Sauvignon, VI Sauvignon Blanc, VIII Chardonnay, IX Pinot Noir, XII Cabernet Franc Tardío, XIV Pinot Gris e o que a diferencia é que segundo eles produzem seus vinhos somente com uvas próprias.
Vamos ao vinho.
Em taça mostrou rubi claro e média transparência. Aromas de cereja, morango e framboesa e destaque para as notas amadeiradas que mostrou um cuidado nos 10 meses que descansou em barricas francesas.
Na boca é elegante, ótima acidez e integração do álcool que quase não se percebe e taninos macios.
Não sei se estou ficando muito exigente. O vinho é bem correto, mas o valor está bem acima do que entrega. Quem sabe quando for a Mendoza eu experimente os outros números!
Saúde!
Caro Baruki,
ResponderExcluirestive agora em maio em Mendoza e tive o prazer de visitar a Pulenta.
É uma vinicola pequna, mas encantadora.
Seus vinhos são fantásticos.
Sem duvida a vedete da casa é o Cabernet Franc, que tive o prazer de provar e comprovar q é um espetáculo.
Já o Pinot, q tb provei, é bom, mas o próprio staff da vinícola afirma q eles ainda estão trabalhando a uva, mas estão no caminho.
Qdo for a Mendoza, não deixe de visitar essa vinícola.
Abs
Olá LV,
ResponderExcluirDica preciosíssima! Está anotada.
É perceptível que muitas vinícolas aqui do cone sul estão acertando suas produções de vinhos e principalmente com a Pinot que em minha opinião deve ser os mais criticados e comparados ao velho mundo, até mesmo a CyT que produz aos milhares vem melhorando, imagine as pequenas que tem mais primor em sua produção.
Com certeza irei com a idéia da visita em mente.
Grande abraço!
Raphael Baruki.
Grande Bakuri, como o amigo a cima, Leigo Vinho, tive o prazer de estar em mendonça ano passado e na Pulenta també. COncordo com a opnião dele sobre o cabernet franc, que é fantástico. Não provei o Pinot Noir deles. Sobre Pinots, degustei neste domingo o FLUVIA 2009 PINOT NOIR. Quero dizer que é fantástico, genial e, se ninguém te contar, vc achará que é da Bourgonha (inclusive ganhou as cegas, de intruso, em um avaliação de pinots de bourgonha de até 300 Reias). Ou seja, produzimos sim um exelente pinot noir, o problema é que ninguém fala nada pois ele é NATURAL, o oposto dos vinhos "modernos" e não é de uma grande industria (não anuncia em revista). O site do produtor, Marcos Danielle, é www.tormentas.com.br Vale a pena conferir.
ResponderExcluirAbraços
Olá Pedro,
ExcluirDessa forma não tenho como não fazer uma visita a essa Bodega! Meu intuito é ir de avião para Santiago passar uma semana e depois de ônibus ir a Mendoza passar mais uma semana! Deve ser animal rs.
Cara esse vinho deve ser bom mesmo, já esgotou, mas pelo que vi tem o 2011! Obrigadão pela preciosa informação!
Grande abraço!
Baruki.
Esse Fúlvia é bala!
ResponderExcluirNa minha opinião é o melhor vinho nacional.
Veja:
http://leigovinho.blogspot.com.br/2011/08/fulvia-pinot-noir-2009-redencao-do.html
Eu comprei o 2011 e está na masmorra aguardando ocasião para o abate.
Abs
Excelente postagem no seu blog, que aliás acompanho antes do início do meu quando queria pesquisar sobre alguns rótulos e me manter antenado no mundo do vinho!
ExcluirVou deixar esse vinho pra um pouco mais pra frente... como disse estou nos preparos da viagem a qual não vejo a hora rs.
Quem sabe mais pra frente eu consiga uma semana e vá de carro pro sul visitar pessoalmente e estender até o Uruguai que é outra vontade que tenho.
Grande Abraço!
Baruki.