quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os 12 meses da produção do vinho

Já imaginaram ter que plantar pra colher alguns anos depois? Isso é mais difícil ainda nos dias de hoje onde o mundo está globalizado e as pessoas cada vez mais imediatistas querendo tudo pra ontem.
Pessoalmente acho isso horrível e admiro cada vez mais o que se leva tempo para se realizar sendo aprimorado com paciência até chegar a um trabalho muito melhor e perto da perfeição.
Esse é um assunto o qual eu sempre tive interesse! Um dia quero tem uma videira de alguma uva da família Vitis Vinifera para acompanhar todo o processo desde a concepção da uva até a vinificação.

A videira possue um padrão denominado "ciclo vegetativo" que ocorre em duas etapas divididas
em hibernação e floração/frutificação.
Vou utilizar as estações referentes ao hemisfério sul, onde nos brasileiros e grande parte do  "novo mundo" se encontra, mas se quiser imaginar isso no "velho mundo" ou seja no hemisfério norte basta inverter as estações como já se sabe!

Vou dividir pelos meses para termos uma idéia de todo esse processo:

Setembro / Outubro / Novembro
Início da Primavera, as temperaturas se elevam e as videiras estão deixando a fase da hibernação, começam a florecer e já aparecem as primeiras gemas que vão originar os cachos.
Não demora muito e já perto do fim da primavera a maiorias das videiras já contam com muitos cachos ainda verdes e há muita preocupação com chuvas e pragas comuns nas épocas de calor.

Dezembro / Janeiro / Fevereiro
Primavera finalizando e começo do verão. As videiras estão carregadas e começam a amadurecer e começam os trabalhos de poda nos produtores que produzem vinhos de qualidade superior chegando a eliminar até 20% dos cachos. Algumas castas nessa época já estão maduras, como a Pinot Noir, Chardonnay, Gamay, Tempranillo e outras.

Março / Abril / Maio
Época de colheita e a vinícola está bombando, muita gente trabalhando dia e noite, alguns produtores de melhor qualidade colhem somente a noite para evitar o calor e começa a colheita das uvas que demoram mais para amadurecer como a Cabernet Sauvignon, Tannat, Carmenére, entre outras, imagine toda sua produção na vinificação e pra ajudar os turistas bisbilhotando tudo. Passado a loucura, vinhos vinificados e fermentados, chegou o merecido descanso.

Junho / Julho / Agosto
Depois da maravilhosa imagem de outono, vinhedos com folhas avermehadas e caindo aos poucos, chega o inverno, mas o trabalho não para, limpeza, poda e restauração da estrutura das videiras no campo e análise e mais análise das centenas e centenas de litros feitas pelos enólogos dos vinhedos, decidindo cortes, amadurecimento, linhas de produtos e por aí vai enquanto os vinhos jovens estão sendo engarrafados.

Bom, é isso ai.

Saúde!


Fonte:  Revista Wine Abril/11
Imagem: Viña Concha y Toro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...