quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fox Brook Cabernet Sauvignon 2010


Mais um vinho da Andina o qual faz parte de um kit de vinhos que saíram pela metade do preço e lógico que quis saber o porquê dessa queima e me explicaram que era por causa de defeitos, calma..., defeito de rótulo ou até mesmo aparência da garrafa, ufa..., como é terrível esse comportamento de levar a aparência em conta. Coisa do ser humano, você compraria uma casa ou um carro feio? Polêmico mesmo esse assunto.

Bom, voltando ao foco, esse é um Cabernet Sauvignon californiano produzido em Sonoma no famoso Napa Valley próximo a San Francisco. Pesquisei um pouco e achei informações que essa vinícola faz parte de um grupo chamado Bronco Wines que também tem participação da Coca-Cola. Sinistro isso.

Outra coisa interessante e que também aprendi com esse vinho é sua composição de castas onde 75% são Cabernet Sauvignon, 11,6% são Rubired, 5% de Ruby Cabernet e 8,4% outras variedades. Até o momento não tinha ouvido falar nessas uvas Rubired ou Ruby Cabernet e pesquisando novamente vi que essas uvas são conhecidas como uvas Olmo por causa de seu desenvolvedor Dr. Harold Olmo que as desenvolveu através de cruzamentos sendo a mais consagrada a Ruby Cabernet que vem do cruzamento da Cabernet Sauvignon e Carignan, ambas Vitis Vinifera, muito utilizada para cortes conferindo cor e acidez ao vinho. Em segundo vem a Rubired vem do cruzamento da Vitis Vinifera Tinto Cão e da já Híbrida Ganzin Alicante que vem do cruzamento da Vitis Rupestre Armon Rupestre Ranzin e da Vitis Vinifera Alicante Bouschet, dessa forma criando uma uva mais resistente ao calor e com muita cor, sendo utilizada para dar cores mais tintas aos vinhos. Coisa de americano mesmo.

Nossa, que aula de genética!

Podemos dizer que esse é um vinho de super mercado nos Estados Unidos, pois seu custo gira em torno dos U$ 10,00 e aqui no Brasil  em torno de R$ 40,00 o que podemos dizer ser um vinho barato se comparado aos Mondavi da vida. Um detalhe que acho importante frisar é que esse vinho de baixo custo é fermentado em tanques de aço juntamente com chips (partilha) de carvalho, tornando o processo muito mais rápido e barato sem passar pelos barris e não menos polêmico, pois a comunidade enófila execra esse tipo de procedimento cada vez mais adotado.

Vamos ao vinho.

Na taça mostra coloração vermelho rubi com brilho. Aromas de frutos vermelhos escuros, muita madeira e baunilha e alguma especiaria.

Na boca mostrou equilíbrio entre álcool e acidez, aposto que a variação do corte é justamente feito para criar esse balanço, mas sobrou madeira e algo residual e resinoso que gruda na boca me desagradou dando o ar de vinho maquiado para dar sensações onde não existem muitas.

Para mim se tornou um vinho exótico e didático e tenho certeza que existem produtos de qualidade superior com essas castas híbridas e que me deixam curioso. Quem sabe em uma oportunidade não experimento lá mesmo?

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...