segunda-feira, 18 de junho de 2012

Viñedo de los Vientos Tannat 2010



Como havia dito antes, escolhi vinhos tânicos para acompanhar a feijoada do fim de semana.

Esses vinhos vieram na assinatura do ClubeW que manda pra minha casa mensalmente um par de garrafas que custam em torno de R$ 50,00 cada e selecionam uma vinícola para representar cada mês.

Lagarde é de Julho de 2011 e esse Tannat é mais recente de Maio desse ano. São vinhos medianos com bom custo x benefício (o que nem sempre acontece!), pois como atualmente é o maior clube de vinhos do Brasil conseguem importação em grandes quantidades o que acaba gerando um custo bem abaixo do mercado, além de oferecer um desconto para sócios em todo o site.

Uma boa alternativa para quem quer se aventurar no mundo do vinho que tem uma qualidade superior aos vinhos de mercado e não tem acesso aos grandes importadores em São Paulo ou algumas capitais do País.

Esse Tannat é produzido pela Viñedo de los Vientos na região de Atlântida / Canelones e o foco dessa vinícola é o mercado externo o que deu para perceber na personalidade do vinho.

Vamos ao vinho.

Na taça e vermelho escuro, quase uma tinta. No nariz mostra a fruta vermelha bem adocicada e madura com especiarias.

Na boca é tânico no ponto certo o que espanta em um vinho jovem que passou somente 30% em madeira (prazo ?), o álcool incomoda no início, mas que melhora com tempo em taça, notas adocicadas e boa persistência sem amargor.

Um vinho interessante que vale a pena para quem quer experimentar um típico Tannat Uruguaio.

Saúde!

2 comentários:

  1. Caro Baruki; Também faço parte do Clube Wine e já degustei o vinho, em maio mesmo. Para ser bem honesnto acheio o vinho bem desonesto. Quero dizer, o vinho é tecnicamente correto, mas sem personalidade alguma, sem dizer dá onde veio e ao que veio(ao meu ver, é claro). Estou, pelo contrário, muito interessado em provar o outro, que veio em par com esse, daqui a uns 5 anos. Acredito que, pela forma que é feito, ele tenha mais presença e algo a nós dizer sobre sua origem (posso estar errado, é claro).

    Abraço e, novamene, Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Também achei que o vinho não mostra muito além do esperado, porém é um vinho de R$ 40,00(clube) a R$ 60,00 e que por sinal a Wine está disponibilizando novamente pelo preço do clube, mas como você mesmo disse é um vinho correto e muito característico da região e que valeu os 40 e que eu não pagaria os 60.

      Atualmente acho que o Uruguai ainda tem uma distância muito grande em seus vinhos, bons e caros versus os baratos que não valem nem um pouco a pena, sua produção é pequena perto dos grandes produtores como a Argentina e o Chile que também conseguem com mais facilidade preencher a lacuna entre os vinhos baratos e intragáveis e os de renome.

      Eu também acho que eles deveriam ter cobrado mais 20 e colocado vinhos superiores da mesma vinícola o que deve ser difícil pela disponibilidade do mesmo.

      Gostei muito da crítica, pois assim abrimos o espaço para a discussão o que eu acho difícil quando só eu escrevo!

      Grande abraço,
      Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...