sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quinta de Bons-Ventos 2010



Um vinho completamente diferente de qualquer expectativa para um vinho português. Feito com as castas Castelão (Periquita), Camarate, Tinta Miúda e Touriga Nacional é bastante diferente dos cortes que estamos acostumados com Touriga Nacional do Douro e Ribatejo, na avaliação darei mais detalhes. Somente parte do vinho estagia de 3 a 4 meses em pipas (barricas) de carvalho.

É produzido pela Casa Santos Lima e pode ser encontrado na OMVdM ou na Andina em frente ao Mercado Municipal de SP onde o encontrei em promoção.

Vamos ao vinho.

Em taça a cor é vermelho escuro e no nariz traz fruta vermelha escura, especiaria e chocolate.

Na boca mostra de cara os taninos firmes, de pegada na boca, boa acidez e corpo mediano e complexidade bem acima do seu custo x benefício, típico de um bom vinho português. Final com uma ponta de amargor, resinoso / licoroso, o que se torna interessante porque acaba equilibrando a secura da boca causada pelos taninos.

Um vinho simples e correto que está a par de muito vinho que custa o dobro do seu preço.

Saúde!

16 comentários:

  1. Realmente, um belo vinho. Um vinho italiano de qualidade equivalente custaria o dobro. Sempre que encontro, compro uma ou duas garrafas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo",

      Obrigado pelo comentário!
      Realmente um bom vinho!

      Abraços,

      Excluir
  2. Eu recomendo este vinho. Ele impacta o paladar um sabor exótico! Lembra vinhos italianos e com certeza italianos do mesmo aspecto custariam o dobro. Este vinho é um achado que vale a pena ter na adega acompanha bem uma massa cujo o molho seja bem temperado. A combinação oferece uma explosão intensa e única no paladar. Quem aprecia comer bem e valoriza a sensação provocada pelos sabores garanto que VALE A PENA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Faira! Bom saber que gostou tanto assim do vinho! Para se ter um prazer como esse comentado por ti não precisa gastar muito!

      [ ]´s

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, este final de semana me peguei desejando conhecer novos vinhos e por fim levei os que despertaram minha curiosidade mas o Quinta dos Bons Ventos tive que levar junto...eita! Esbarrei literalmente neste vinho há meses atras em uma pizzaria maravilhosa e quando tomei o vinho meu primeiro pensamento foi que diferente e a cada degustação passei a gostar deste sabor diferente, quando chegou uma pizza pesto, nossa mãe! uau! senti uma explosão na garganta maravilhosa tentava pensar com que gosto parecia e simplesmente era algo intensamente novo passando pelo paladar. Incrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente "marriage"! Quero experimentar com certeza!

      Excluir
  5. Estou agora, pela primeira vez, tomando o Quinta de Bons Ventos. Gostei tanto que "googlei" para saber mais. O primeiro resultado foi seu blog. Realmente, você descreveu perfeitamente o vinho. Inclusive o chocolate. Lembra um bom primitivo de mandúria. Primeira vez aqui também. Vou voltar sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo"!

      Obrigado pelo comentário. Com relação às análises do vinho eu sempre tenho algumas interpretações e acabo comentando somente as mais evidentes e bem definidas(geralmente as primárias)... mas o vinho é isso... uma experiência que vai muito além dos nossos sentidos!

      Deixe um contato ou me adiciona no face!
      Abraços,
      Raphael Baruki.

      Excluir
  6. Baruki, bom dia!!!!! É o Francisco Leão.


    Cara,interessante como são as coisas, eu já havia te dito, quando comecei a comentar seus vinhos, que já acompanho teu blog há tempos... E esse vinho em especifico, foi um dos que eu comprei por "indicação" sua... Eu já havia visto o mesmo no sam's club aqui de Natal, mas nunca tinha comprado.... Depois que lí sua avaliação aqui dele, comprei uma, depois mais uma, depois muito mais outras dele... kkkk... PEna que acabou e o sam's não tem excelência em repor faltas... No sam's ele custava R$32,00.... hj só encontro ele aqui em NAtal na padaria Mercato pelo preço de r$46,00..........To esperando o sam's repor dele... rsrsrs... Falando em Sam's, um outro exemplar muito justo e delicioso que o sam's vende é o vinho sul africano Quantum.... Vc já ouviu falar??? Esse vale a pena provar, viu??? No Natal do ano passado, eu fiquei encarregado da turma de organizar os vinhos para a referida festa natalicia... Servi 03 rotulos... Primeiro esse quantum, depois o trio merlot e depois o trio cabernet ( esses dois da concha y toro ), por incrivel que pareça, para o paladar da maioria, ganhou o quantum... ( no meu, o trio merlot levou a melhor, principalmente depois de meia hora de aberto ).... É isso, forte abraço!!!! Francisco Leão - fco_leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Caro Baruki, gostei do seu blog. Estava procurando referências sobre o Quinta dos Bons Ventos e encontrei o seu blog.
    Uma vez comprando no Pão de Açúcar (São Paulo), vi esse vinho e resolvi comprá-lo para experimentar... tamanha foi minha surpresa que voltei e comprei mais.
    Voltei de Portugal há um mês e trouxe na bagagem alguns bons vinhos da Terrinha. Fiz um jantar para amigos e servi o Quinta dos bons ventos de entrada e depois um Casa de Santar 2010 trazido da viagem (Dão Touriga Nacional). Acredita que o Quinta dos Bons Ventos agradou mais aos convidados (não são muito conhecedores, mas... vai entender).
    Recomendo!!! By the way, no Pão de Açúcar eu paguei 25 ou 26 Reais.

    ResponderExcluir
  8. Que bom ter boas referências dele aqui por vocês, que já degustaram. Vou comprar e participar dessa experiência.

    ResponderExcluir
  9. Um bom vinho de apresentação. Nada mais :( esperava um pouquinho mais

    ResponderExcluir
  10. Aprendi a gostar de vinho degustando "quinta de bons ventos" indiquei a amigos que são conhecedores de vinhos e também aprovaram... nota 10

    ResponderExcluir
  11. Esse vinho é delicioso!!! Peguei um dia no mercado, na curiosidade... as vezes faço isso... e, como de algumas outras vezes, fui surpreendida! Agora sempre tenho 2 ou 3 garrafas dele na adega! É bem gostoso!!!!! :)

    ResponderExcluir
  12. O QBV safra 2015 é excelente mesmo. O safra 2016 é muito bom. O safra 2018 é muito inferior, e tem rolha de cortiça reciclada. O safra 2019 é intragável, avinagrado. Comprei várias caixas (em confiança, sem experimentar...) e agora vou devolver. Uma pena, esse vinho prometia tanto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...