segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fratelli Cella Lambrusco Bianco Dell'Emilia


Encerrando o fim de semana, aniversário de meu pai, meu grande companheiro que me ensinou a gostar e tomar vinho a muito tempo. Lembro-me de quando as pessoas diziam que o Brasil não é terra pro vinho e ele respondia que vinho é somente para pessoas de fino trato.

Eu devia ter levado algo especial, mas fica pro próximo fim de semana.

Esse é um vinho frisante símbolo de sua região a Emilia Romagna, tanto que a leva no próprio nome. Há muito esse vinho é difundido no Brasil e possui diversos produtores na Itália como esse Fratelli Cella (Irmãos Cella).

É um vinho IGT (Indicazione Geografica Tipica) como explicado no post do Formentini que é uma classe de vinhos mais simples, porém não menos agradáveis e gostosos de beber. Também existem os DOCs, superiores, que são pouco difundidos em nosso mercado.

Esse tipo de frisante é diferente dos espumantes, pois já na primeira fermentação nos tanques de inox o CO2 se mantém aprisionado e na seqüência é engarrafado como se fosse um refrigerante.

É produzido com castas tipicamente italianas que também levam o mesmo nome do vinho a Lambrusco. Finalizando ele é do tipo Amabile, o mais doce, que vai bem como entrada ou salada e pratos leves.

Vamos ao vinho.

Na taça é amarelo claro com reflexos dourados, no nariz uma pequena intensidade de frutos amarelos e fermento.

Na boca é bem adocicado, média para baixa acidez e o álcool nem se percebe.

Um vinho suave e leve que não termina com amargor que demonstra cuidado com sua produção.
Simples e correto para o momento.


Saúde!

2 comentários:

  1. Bom dia, aprendi mais sobre esse espumante com você ao ler a materia. Tenho uma duvida, como interpretar a data de fabricacao? Ex: na garrafa que tenho l6168. Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...