quinta-feira, 1 de março de 2012

Herdade do Esporão Vinha da Defesa 2007

Hoje fui rápido ao mercado para garantir a janta e com valores medianos tive uma refeição de custo benefício interessantíssimo. O vinho estava em promoção no Carrefour por R$ 26,00 e por R$ 40,00 tive uma refeição excelente e para duas pessoas.

Como sempre digo no meu blog, os vinhos portugueses são excelentes desde os mais simples aos mais refinados. Quem quiser mais informações sobre a Herdade do Esporão eu recomendo o blog do Gustavo Kauffman, o Enoleigos, que possui uma série sobre esse produtor.

Vamos ao vinho!

Sua região é o Alentejo, que vem cada vez mais nos impressionando. Produzido com as castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, mostra o quanto é importante em minha opinião esse equilíbrio entre as castas das uvas pra se obter ótimos vinhos.

Espero que essa mistificação e estereotipagem sobre os varietais e os cortes estejam indo por água abaixo em nosso país, mesmo sendo um país com a cultura de se viver de imagem.

Na taça mostrou um amarelo bem forte com reflexos dourados, aromas com muita fruta, lima e florais.

Na boca é equilibrado apesar de não ser tão ácido sendo que o álcool foi bem integrado ao vinho equilibrando a falta de acidez e a temperatura de 10C facilita e muito sua degustação.

Voltando à janta, foi ótimo com o Medalhão de Merluza acompanhado com brócolis ninja salteados e finalização de aceto balsâmico.

Excelente!

Saúde!

2 comentários:

  1. Pelo que você falou, ainda tava bom, mas já dobrando o cabo da boa esperança.

    Vinho branco com 5 anos, dourado, com acidez baixa e alcool integrado...deu sorte de ainda estar vivo!

    O preço foi camarada mesmo. Provavelmente eles estão queimando estoque. Se comprou mais alguma garrafa, beba o quanto antes!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ...Sim,..vinho branco , tem o seu esplendor máximo no primeiro ano..depois é sempre a descer..pois ao contrário do tinto, vai evoluindo em "permanência"...e se procurar o "casamento" antão vaz e arinto, estará diante dum nectar dos deuses...ex: D.Rafael da casa Mouchão!!!Tchim!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...