quinta-feira, 29 de março de 2012

Barolo Flori 2006 DOCG


Novamente na enoteca O Melhor Vinho do Mundo, estou me tornando freguês, tive o grande prazer de conhecer o POD Bar que é o equipamento mais moderno para a conservação de vinhos e lhes permite vendê-los por taça. Uma mão na roda para os apreciadores que não querem pagar tanto e ter o prazer de beber vinhos de altíssima qualidade.

Eis que não tive dúvidas e pedi um clássico italiano que muitos conhecem, um Barolo, que são vinhos de alta qualidade e esse é um DOCG - Denominazione di origine controllata e garantita que se trata da mais alta escala de qualidade de vinhos italianos.

O Barolo é produzido no noroeste da Itália na região do Piemonte com a famosa uva Nebbiolo, passam no mínimo 18 meses envelhecendo em barricas e tem potencial de guarda elevadíssimo devido a sua tanicidade.

Esse exemplar é produzido pela Araldica e importado pela Decanter, estagiou 18 meses em barrica clássica botti de 8000 litros e tem estimativa de 10 anos de guarda.

Vamos ao vinho!

Na taça apresentou coloração granada, no olfato frutas ácidas, algum floral, alcatrão (percebi, mas não identifiquei de imediato) e muita madeira.

Na boca é fabuloso, traz a Itália em sua personalidade, seco, alguns taninos finos e outros a serem amansados, acidez super equilibrada e ótimo final conjuntamente com a persistência, é realmente um vinho de outro nível.

Logo de início ele chega a ser estranho porque ele explode no nariz a sua potência em níveis bem altos, mas após quase uma hora na taça ele arredondou e ficou excelente acompanhado de um queijo Prima Donna de origem Holandesa que pede vinhos encorpados como esse.

Saúde!

6 comentários:

  1. Excelente vinho, presenteie meu pai com ele no ano passado. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bela escolha!

      Dei uma olhada geral no site Veni, Vidi, Vinho e achei super interessante a proposta. Parabéns!

      Abraços,

      Raphael Baruki.

      Excluir
  2. Mr. Baruki!
    Obrigado por nos prestigiar mais uma vez.
    Nós da Enoteca O Melhor Vinho do Mundo, buscamos exatamente isso, facilitar o acesso a bons vinhos, e a Decanter se torno uma grande parceira!
    Estamos sempre a disposição.
    Abraço,
    Marcelo Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo!

      Todo bom trabalho merece ser prestigiado!

      Grande abraço,

      Raphael Baruki.

      Excluir
  3. Boas observações. Efetivamente, Barolos, Brunelos e Amarones, merecem uma uma areação de horas. Pareceu-me com exatidão suas observações.
    Abçs

    Hamilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hamilton,

      Muito obrigado pelo elogio.
      É bem difícil expressar tudo que o vinho nos passa, mas tento fazê-lo da melhor maneira possível.

      abraços,

      Raphael Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...