sábado, 20 de outubro de 2012

Côtes du Rhône Léon Perdigal 2010


Esse foi um presente de meu irmão mais velho Alexandre que mora em Porto Alegre e me presenteou no meu aniversário com esse exemplar francês que é importado pela grande rede Zaffari que atualmente possui uma grande parcela no varejo do Rio Grande e expandiu seus negócios aqui em São Paulo.

Eu não consegui encontrar muitas informações sobre esse produtor, o que é comum de acontecer em diversas regiões de pequenos produtores que é o caso da França. Para conhecer melhor o mais fácil é viajar ao local e escutar diretamente as histórias e sua história.

Bom, como não consegui muita informação, vou dar maiores detalhes sobre a região que foi a primeira a receber o AOC (Appellation d'Origine Contrôlée) e que aliás elabora ótimos vinhos e na minha percepção essa região está aparecendo mais aqui no Brasil e desviando um pouco o foco de Bordeaux!

Côtes du Rhône fica no sudeste da França (amplie o mapa clicando nele) e é dividida em diversas sub-regiões demarcadas  e mais conhecidas por serem cortadas pelo rio Rhône. Esse região que já produziu os vinhos favoritos da majestade e do clérigo produz vinhos tintos, rosés e brancos e a uva base desses vinhos é a Grenache.

As qualificações dessas regiões começam com o Cotês du Rhône - AOC que é o caso desse rótulo composto de Grenache, Syrah e Mourvedre. Uma escala acima temos os Côtes du Rhône Villages onde somente 95 produtores possuem essa denominação e mais 18 podem trazer no rótulo o nome da região. Finalizando os que possuem os maiores níveis de exigência são os Crus de altíssima qualidade. Se quiser mais informações pode acessar o site do INAO que regulamenta as denominações francesas.

Vamos ao vinho!

Na taça mostrou vermelho e aromas típicos de fruta vermelha como groselha e um pouco de floral e especiaria.

Na boca mostrou é equilibrado com pouco álcool sobrando no começo, mas mostra elegância e boa acidez. Bom final.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...