quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alvarez de Toledo Mencia Roble 2008



Tai um vinho espanhol que não leva Tempranillo e vem como uma proposta de mostrar outras características desse país que tem uma diversidade viti-vinícola muito além do que nos é mostrado.

Esse vinho veio através do ClubeW e essa seleção é de um produtor da região de Bierzo a centenária Alvarez de Toledo.

Bierzo fica no noroeste da Espanha na província de León, bem próximo da região de Rías Baixas de onde provei o Paco & Lola um branco excepcional!

Essa região cultiva uvas das castas tintas Mencia , Garnacha e brancas Doña Blanca , Godello e Palomino, mas são os vinhos da Mencia que são bem cotados na região.

Vamos ao vinho.

Na taça é rubi violáceo e traz aromas de fruta vermelha madura e baunilha da madeira. Não mostra muita complexidade.

Na boca tem baixa acidez e podia ter um pouco mais de corpo, mas é muito correto e tem bons taninos. No final traz um pouco de mineralidade e boa persistência o que acaba valorizando mais o vinho.

É um vinho simples e que através do clube se torna viável já que seu custo por garrafa acaba ficando até R$ 50,00.

Saúde!

3 comentários:

  1. Grande Bakuri;

    Degustei na semana passada e gostei. Como vc colocou ele é despretensioso, mas, por outro lado, é bem interessante devido a uva. O outro, no entanto, deve trazer mais surpresas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      O outro quero abrir com mais calma em uma ocasião mais especial. Acho que merece.

      Ontem abri o Carlos Reynolds. Muito bom também!
      Acho que no próximo feriado estarei no Rio, que acha de realizarmos uma degustação conjunta? Sem dúvida vai estar calor e estou com bons brancos!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Grande Bakuri;

      Respondi sua mensagem lá no meu blog e a copio aqui:

      "Grande Bakuri;

      Não vi não, infelizmente. Ando extremamente ocupado, por isso tenho publicado pouco inclusive. Irei ver agora.
      Quanto a sua proposta, fiquei muito interessado. Por mim está combinado, só vou ver se irei viajar, mas mesmo que viaje não será o feriado inteiro (tenho trabalho para fazer, n disse que estava ocupado). Como fazemos? Te envio um e-mail com meu telefone? Como prefere?

      Grande abraço"

      Só uma última coisa, provei o irmão mais velho e tive uma decepção, é um vinho total novo mundo, sem elegância nenhuma, um verdadeiro "fruit bomb". Vou te dizer que o irmão mais novo me agradou muito mais.

      Abraços e até o Rio.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...