terça-feira, 19 de março de 2013

Clube do Vinho vale a pena?


Escrevendo o meu último post "Dancing Bull Zinfandel 2010" refleti muito e resolvi realizar uma crítica que no fim das contas gerou um texto dedicado somente a ela mesma.

Esse último vinho veio pelo ClubeW no mês de outubro e me recordo de no fim do ano passado ter indagado pelas redes sociais se a Wine iria selecionar vinhos mais "compatíveis" com o verão e uma resposta bem simples e direta disse que o time da Wine estava providenciando sempre o melhor para seus clientes.

O resultado foi que nesses últimos cinco meses vieram vinhos tintos sendo em sua maioria encorpados que pedem comidas bem preparadas e untuosas.
Vai uma feijoada  em pleno verão com temperaturas de quase 40 graus?
Vinhos brancos? O último apareceu a mais de dois anos e eu nem era sócio.

Não vou negar que já vieram vinhos de excelente custo benefício, mas entre uns e outros aparecem alguns rótulos os quais geram certo desconforto. Desconforto de um investimento em algo duvidoso mesmo sabendo que o produto foi escolhido por uma equipe que sabe muito mais do que eu sobre avaliação de vinhos.

Sei que negócios são negócios, mas existe um limite. Não duvido que a Wine possua um sistema de gestão para avaliar o seu público alvo e que em sua grande maioria deva ser semelhante à minha condição sócio-econômica, que vive conectada ao mundo e sedenta por informações. Perfil esse que tem como principal objetivo fazer valer a pena todo o investimento que lhe proporcione prazer e/ou retorno financeiro.

Será que estou errado?
Esse mercado, que consideram ainda recente, evolui muito devagar?
Ou é o fator do preconceito com relação ao vinho branco e rosé que impera nessa sociedade de senso comum?

O que sei é que esse mês "viriam" mais dois tintos espanhóis, porém suspendi momentaneamente a assinatura e caso as indagações realizadas acima sejam coerentes e não conflitantes podemos ter um grande "Business Case" de rápido crescimento e explosão no mercado virtual.

Comentem e me ajudem a matar tanta curiosidade que assombra os meus pensamentos!

Saúde!

7 comentários:

  1. Caro Baruki,
    Bom que está de volta!
    Bem, eu acho um absurdo que em nosso país se aprecie tão pouco os brancos. E no caso do ClubeW, acho que é mesmo questão de mercado, pois brancos devem fazer pouco sucesso, infelizmente. Talvez fosse interessante que eles tivessem opções de escolha, para quem quer apreciar um bom branco.
    Quanto à sua pergunta do título, acho que valeria a pena se tivesse mais opções, tanto do ponto de vista qualitativo, quanto quantitativo. Senão fica complicado. Na ocasião do lançamento eu fui sócio do ClubeW, por uns 3-4 meses. Mas sai por que na época não tinha opção de 2 garrafas e os vinhos não estavam agradando o pessoal que bebe comigo.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo,

      Com relação ao consumo espero que um dia o gosto comum evolua como acontece hoje na Itália que consome "mezzo e mezzo".
      Com relação à assinatura acho que no mínimo eles devam alterar em breve. Mas mesmo com alterações acho que a arte de garimpar está se tornando muito mais interessante!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Baruki
    O seu texto é muito bem escrito e pertinente. .
    Curiosamente, também estou com a assinatura do Clube W suspensa a vários meses já, e não tenho remorsos.
    Há muitas explicações para a providência que tomei. Acredito especialmente que os vinhos enviados não tem custo-benefício tão significativo a ponto de empolgar a assinatura.
    Se um enófilo se propõe a pagar 100 reais por mês para receber dois vinhos em casa, acho que ele espera receber dois vinhos realmente impressionantes (afinal, ele abriu mão de gastar esses 100 pilas em outros vinhos). Não é o que ocorre - pelo menos ao meu ver
    Concordo também contigo com respeito à falta de vinhos brancos. Pessoalmente, acho que um bom espumante de vez em quando cairia super bem. Me desapontei um pouco também em dezembro do ano passado: os dois vinhos da Bodega Goulart eram encorpados e "pesados" para a estação que se iniciava. Convenhamos: haja ar condicionado...
    Pessoalmente, não tenho mais muita vontade de participar de clube de vinhos.. Mas veremos.
    Forte abraço
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo Tiago!

      Garimpar está muito mais divertido. Postei recentemente sobre um novo clube tanto de vinho quanto de cerveja, mas vou adiar para ver no que vai dar.

      Saúde!

      Excluir
  4. Caro amigo, faço parte de um clube chamado sociedade da mesa, não me decepcionou em nada, inclusive a seleção de maio de 2013 veio uma caixa mista de brano com tinto. Fazem com no mínimo 4 garrafas, eu assino de 6 e divido com dois outros amigos. Fica barato e eles mandam duas revistas a mais para mim sem custo adicional. Talvez pense em conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor!

      Entrei no site deles e sempre analiso como está a movimentação do mercado. Bastante interessante.

      Obrigado pelo post.
      Abraços,

      Raphael Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...