quinta-feira, 21 de março de 2013

Catena Chardonnay 2010


Ao verificar que meus brancos haviam acabado e somando o fato que a assinatura da Wine novamente iria mandar vinhos tintos que ficariam guardados com outros exemplares à espera do clima e da comida mais adequada resolvi suspender a assinatura e ir atrás de vinhos mais condizentes com a situação.

Não é a toa que calhei de ir a um cliente que fica bem próximo à Mistral a qual já queria conhecer a tempos. Com relação ao importador muitos já sabem que eles realizam um trabalho excelente na seleção de rótulos e merecem a solidez que possuem há anos no mercado, porém com relação ao atendimento na loja eu acho que ficou um pouco a desejar. Não sei se fui eu que não passei muito crédito, mas sou da opinião que independente disso o tratamento deveria ter sido mais agradável.

Comecei em alto estilo, pois esse branco que já tive a oportunidade de tomar algumas vezes é referência em Chardonnay argentino. Possui uma qualidade ímpar e olha que estou falando de um vinho de entrada, mas como os pesos de um produtor como a Bodega Catena Zapata são outros não era para ser diferente.

Para começar esse varietal é um corte de altitudes, que são os meus preferidos como sempre digo. Seus vinhedos são o La Pirámide 940 mts, Domingo 1.121 mts e Adrianna 1.472 mts. Esse caldo descansa nove meses em barricas francesas.

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo claro e dourado com bastante complexidade nos aromas. Cítrico e floral são marcantes e com o tempo e maior intimidade aparecem as notas da madeira.

Na boca mostra corpo e acidez muito bem trabalhada. Untuoso, amanteigado, mineral e o toque de baunilha confirmam as impressões do olfato com ótimo final e persistência.

Se fosse para escolher os Chardonnays tops do novo mundo seriam esse e o Quebrada Seca do Chile que seria comparável à linha superior, o Catena Alta, que deve ser excelente também.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...