quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Robert Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon 2010


Mais um rótulo que é moda do novo mundo e de um dos principais produtores que colocou o novo mundo no mapa do vinho.

Sua audácia é memorável e não duvido que em sua vinícola devam ser produzidos vinhos à altura de grandes produtores do velho mundo.

Esse rótulo provém da região denominada Central Coast com bastante influência marítima e de temperaturas elevadas durante o dia. Em que isso influencia? Durante o dia as altas temperaturas levam a uva a um grau de maturação elevado e o resfriamento da noite por influência oceânica vai "chocando" o fruto muito mais rápido. A fruta se potencializa dando a cara que alguns não apreciam do novo mundo em suas diversas faces de "bomb fruit".

Voltando ao vinho, esse não é um varietal e sim um corte o qual a legislação americana permite de Cabernet Sauvignon (83%), Cabernet franc (4%), Merlot(4%), Syrah(3%), Petit Verdot(2%), Teroldego(2%) e Petit Syrah(2%) que descansa 1 ano em barricas francesas. É um vinho de entrada, mas pelo visto é bem cuidado.

Vamos ao vinho!

Em taça é rubi com aromas de fruta vermelha em compota e especiaria.

Na boca tem boa acidez, porém o álcool incomoda do início ao fim, mas sem grandes exageros. Bons taninos e fim de boca razoável. Não sei se casei bem a comida, mas a persistência não agradou muito. Ao acompanhar o chumbinho, que é a pimenta Cambuci (igual ao pimentão só que mais suave) recheada com porpetas, molho vermelho e bastante queijo, o vinho desaparecia sendo atropelado pela comida que espalhava diversos sabores pela boca e inibia o caldo aos poucos.

Faz um bom tempo que havia comprado essa garrafa, porém acredito que hoje não repetiria a dose. Pelo valor dá para ser bastante feliz com um bom Cabernet chileno.

Saúde!

4 comentários:

  1. Caro Baruki,
    Eu não tive boas experiências com essa linha da Mondavi. Lembro de ter bebido um Zinfandel que quase virou "troféu" na confraria. O Cabernet da linha eu provei apenas uma vez, poucos goles, mas também não me convenceu. E como você disse, na faixa de preço dá para comprar um bom Cabernet Chileno. No entanto, recentemente peguei em oferta o Cabernet Sauvignon Napa Valley, que fica um degrau acima. Ainda não postei no blog, mas é outro vinho. Eu, particularmente, acho que essa linha Private Selection compromete um pouco o nome Mondavi.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo FHS,

      Realmente os vinhos de "última" linha que são produzidos em massa raramente são bons e poucas são as vinícolas que esmeram sua produção. Uma pena se sujeitarem a isso, mas o que vale é o nosso aprimoramento o qual aliás o meu mudou bastante. Já leu minha última crítica?

      Grande Abraço!

      Excluir
    2. Grande Baruki,
      Acabei de comentar em sua outra postagem. Na verdade, acho que essa linha de vinhos Mondavi custam muito pelo que oferecem. Dá prá gente fazer uma lista grande de vinhos superiores. E não precisamos ir longe: É só comprar um bom nacional Vallontano que ficaremos mais felizes. Mas é como você disse, a gente vai se aprimorando com o aumento da "litragem"...rs. E isso que é legal!
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
    3. Grande verdade!

      Hummm... Vallontano é mais um de minha lista!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...