segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Louis Latour Grand Ardèche Chardonnay 2010


Nesse mundo eno-gastronômico não há nada mais prazeroso do que o casamento do vinho com a comida que para todos nós é um grande desafio.

Nesse último fim de semana consegui realizar duas harmonizações que ficaram muito boas mesmo!

A primeira surpresa foi esse vinho de um grande produtor da Borgonha Louis Latour, mas esse rótulo vem de um investimento em 1979 (ano em que nasci) na região de Ardèche (próximo ao Rhône ) que segundo seus estudos desenvolveria muito bem a casta Chardonnay que tem o seu berço na Borgonha e produz os famosos Chablis.

Esse é um varietal que permanece cerca de 10 meses em tanques de aço inox.

Para acompanhar o vinho preparamos camarões. Somos loucos por camarões!

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo com reflexos verdes e bom brilho apesar da idade. Seus aromas já exalam assim que posto em taça e em baixas temperaturas e são nítidos os traços cítricos e a baunilha.

Na boca é bem equilibrado com destaque para a mineralidade bem presente e toques amanteigados. Ótimo final e persistência média para longa complementam esse bom branco.

Fiquei surpreso com esse vinho porque estava com o pé um pouco atrás pelo preço do vinho ser um pouco elevado (~R$ 70,00), produtor famoso e safra superior a 2 anos, tinha grandes chances de decepção. Porém se mostrou um bom vinho com mineralidade expressiva e juventude conservada. O bom corpo com os toques amanteigados deixa nítida a escola da Borgonha.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...