sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Auguste Bessac Côtes du Rhône 2010


Mais um exemplar da região do Rhône que fez parte do ClubeW de Junho e que fez par com o rótulo de mesma linha porém proveniente da região bem próxima denominada Lirac.

Quem quiser conhecer mais sobre o produtor relembre: Auguste Bessac Lirac 2010, ou se preferir saber mais sobre a região de Côtes du Rhône relembre: Côtes du Rhône Léon Perdigal 2010.

Esse rótulo é um corte tradicional que respeita sua denominação e leva as castas Syrah, Grenache e Mourvèdre colhidas nas comunas de Vaucluse a leste e Gard a oeste do rio Rhône que são bem distantes entre si e devem influenciar bastante na identidade do vinho.

O vinho é vinificado separadamente e depois de cortado descansa 8 meses em barricas de carvalho americano e francês e sua graduação alcoólica é de 14.5.


Vamos ao vinho!


Em taça é rubi com reflexos pouco violáceo e média transparência. Novamente a predominância do álcool no início incomoda da mesma forma que ocorreu com o Lirac, mas com o tempo ameniza e aparecem as frutas vermelhas ácidas como framboesa e as especiarias sem muita evolução.
Na boca a acidez ajuda com o álcool e depois de uma hora aberto se mostra um vinho mais agradável e que caiu mais no meu gosto que o Lirac. Os taninos são destaque e o final é agradável com boa persistência.

É gastronômico e interessante para confrontar com outros vinhos da mesma região, pois está em um patamar superior, mas não para o dia a dia em minha opinião.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...