sábado, 20 de abril de 2013

Muscadet de Sèvre et Maine Sur Lie Pélerins 2009


Está difícil atualizar o blog, mas pode deixar que tenho tudo anotado!

Está aí um francês simples e muito saborosos. É um vinho sem erro de compra, pois a maioria dos produtores elaboram vinhos de excelente qualidade.

Esse tomei como aperitivo. É considerado um bom vinho para acompanhar frutos do mar e camarão, mas também é um vinho descompromissado.

É produzido no Loire na região de Muscadet que beira a cidade de Nantes bem próximo ao Atlântico. A casta utilizada leva o nome da região - Muscadet. Essa uva já foi chamada de Melon de Bourgogne.

Para quem se interessar esse rótulo comprei na Mistral. Seu produtor é a Domaine Guy Saget e uma característica interessante é sua vinificação categorizada como Sur Lie (sobre a levedura - fermentação - borra), isso quer dizer que o vinho fica em contato com a borra da fermentação por até alguns meses o que lhe proporciona mais mais complexidade, corpo e sabor.

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo claro com médio brilho. Aroma frutado e mineral enquanto gelado, mas abre um pouco mais com a temperatura e mostra algo mais complexo.

Na boca tem excelente acidez e repete sua mineralidade. Destaco sua permanência que mostra detalhes da sua fermentação.

Saúde!

4 comentários:

  1. Caro Baruki,
    Tava sumido, hein?
    Eu não conheço esse vinho, mas já bebi vários vinhos de Guy Saget e sempre fiquei satisfeito. Preciso experimentar esse feito com a Muscadet. Dica anotada.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo Flavio,

      Está difícil cuidar de 2 faculdades e trabalhar com TI, mas sempre prazeroso com a companhia da família e do vinho rs.

      Mas mesmo na correria dou uma lida nos blogs dos amigos, pois ler é mais fácil que escrever e pelo que tenho visto o seu está de lamber o monitor!

      Esses franceses são danados, dos mais simples aos mais conhecidos dão caldos memoráveis. Eu não conhecia o Guy Saget, mas está aprovado rs. Me arrisquei e peguei uns vinhos do Bruno Clair esse mês. Vamos ver no que dá!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. ..Amigo Baruki,
    ..Tenho como informação que a casta conhecida como melon de bourgogne, é uma casta que produz muitos brancos de renome na dita Bourgogne,desde à muito.
    ..O muscadet sur lie, vinho que sabe bem com um peixe no forno por exemplo. Tchim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo Antonio!

      Vinho branco europeu, dos mais simples e frescos aos mais trabalhados e encorpados , com pratos da cozinha mediterrânea são de matar o peão...

      Tu és de que região de Portugal mesmo?
      Falaste do peixe ao forno e me deixou com vontade [risos].
      Se puder me mande uma receita regional ou sua mesmo! Se quiser tenho diversas receitas brasileiras! Belo intercâmbio!

      Grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...