quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lagarde Rose Blanc de Noir 2011


Coringa é um adjetivo muito comum aos vinhos rosés pelo menos no meio das pessoas que realmente entendem o seu valor e significado já que é sub-valorizado pela grande maioria. Basta comparar a quantidade de rótulos disponíveis no mercado o que se trata de uma grande injustiça.

Além de ser coringa é um vinho que se encaixa perfeitamente ao tipo de alimentação do nosso país e ao clima ameno para quente.

Passei o feriado de Páscoa com a minha família no interior então levei um tinto, um rosé e um branco que acabei não abrindo lá, mas de curiosidade abri em casa essa semana. Em breve!

Não sabia ao certo o que seria preparado pela minha mãe, mas quando vi aquele camarão na moranga não pensei duas vezes. Perfeito!

Esse vinho é da tradicional bodega Lagarde já comentada aqui em um Malbec que recebi do ClubeW, que aliás cancelei por motivos já comentados.

Pois bem, o que me chamou a atenção além do apelo francês "Blanc de Noir" que significa vinho branco feito a partir de uvas tintas que tem sua pele separada rapidamente para não extrair o pigmento. Voltando ao foco o que me chamou a atenção foi o corte das castas Malbec (50%) e Pinot Noir (50%).

Vamos ao vinho!

Em taça é rosado vivo com muito brilho o que difere bastante da maioria que tem tons puxados para o salmão. Os aromas aparecem no primeiro instante e bem definidos com floral e fruta vermelha como morango e cereja com toques adocicados.

Na boca tem acidez desejada e casa muito bem com comida leve. Sobra um pouco de álcool, mas instantaneamente se adapta ao paladar. Bom final com média persistência fecha esse rosé que agradou a todos na mesa.

Vale a pena!

Saúde!

2 comentários:

  1. Baruki
    Tenho que criar "vergonha na cara" e consumir mais vinhos rosés... Minhas últimas experiências foram razoáveis, embora eu ainda não tenha encontrado aquele que me encantasse de verdade: a maioria daqueles que experimento são um pouco discretos e sem grande exuberância ou expressão.
    Vou procurar este que vc experimentou. Depois conto o que achei!
    Abraço
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Achei esse bem interessante, mas somos reféns do domínio dos vinhos tintos e os rosés ainda perdem para a maior atenção dada aos brancos.

      Ainda não coloquei o post do Montes Cherub Syrah Rosé, estou muito atrasado com meus posts, mas acredito que terá uma experiência interessante tanto com esse quanto com o Cherub que é mais elaborado na minha opinião!

      Saúde!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...