quinta-feira, 2 de maio de 2013

Angheben Barbera 2008


Uma das coisas maravilhosas no mundo do vinho é que a gente aprende algo novo sempre que acha que já viu de tudo!

Corri esse mês para aproveitar as promoções da loja Vinci e que ainda estão valendo para diversos rótulos e alguns da Angheben que estão saindo por volta dos R$ 30,00 e pela qualidade do produtor nem preciso falar que é uma pechincha.

O que aprendi de novo foi que sempre disse o nome desse produtor errado... o H é mudo e se pronuncia o primeiro E de forma aguda. Outro detalhe interessante é como um vinho bom como esse ainda tenha disponível a  safra 2008 (+ atual é 2010).

Esse rótulo não passa por madeira o que agrada pela personalidade e elegância e a casta Barbera é a princesa do Piemonte, mas há controvérsias, pois atualmente é a mais plantada na região, mas a casta Nebbiolo ainda leva a maior fama por produzir nada menos que os Barolos e Barbarescos.

Vamos ao vinho!

Em taça mostra a idade com rubi puxando para tons mais alaranjados nas bordas, mas ainda com brilho. Nos aromas se mostra inteiro com aromas frutados e alguma especiaria.

Na boca mostra aquele gostinho de Itália, com taninos delicados que quase não aparecem. Álcool não incomoda e acidez ideal para um belo molho vermelho como o da macarronada. Bom final e persistência mediana completam esse vinho que apesar de simples é tão bom quanto os próprios italianos e sinceramente se tivesse provado às escuras me enganariam facilmente.

Derrubem o preconceito com o vinho brasileiro, descubram quem produz coisa boa, acessem sites especializados, cultivem outros tipos de vinhos e não somente os pesados tintos, retintos e carregados na madeira... Derrubem as barreiras!

Saúde!

3 comentários:

  1. Oi Baruki,
    Os vinhos da Angheben são mesmo bons. O Barbera é para mim um dos melhores, mais frescos. Acho que a explicação para se encontrar ainda o 2008 é simples: encalhe (infelizmente).
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio,

      Acho que esse encalhe tem uma grande história por trás... mas não vou mexer em vespeiros rs.

      Abraços,

      Rapha.

      Excluir
  2. Boa noite. Estou tomando no momento um Angheben Barbera 2008, mas minha impressao nao eh das melhores. Estah acido e nao desce com essa facilidade que os apreciadores desse vinho apregoam. Os taninis realmente sao fracos, mas o gosto final eh quase metalico... uma pena. Abracos, Angela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...