quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alto Pampas del Sur Pinot Noir 2007

Ontem à noite, cheguei em casa depois do transito cansativo de São Paulo, mas afoito para sentar no sofá e começar a ler meu último livro recém adquirido, Pelos caminhos do Tibete, do Airton Ortiz. O Rio Grande do Sul além de produzir ótimos vinhos, produziu esse autor fantástico, que lançou vários livros sobre suas aventuras pelos lugares mais remotos do planeta.

Além de ser apaixonado pelo mundo do vinho, sou aficionado pelo mundo do montanhismo, nem preciso dizer o quanto tenho vontade de ir a Mendoza, maior região produtora de vinhos da Argentina e ao lado da montanha mais alta de nosso continente, o Aconcágua.

Vamos ao vinho, abri um dos que comprei para o dia a dia, baixo custo, já li outros comentários sobre ele, a maioria dizendo que é um bom vinho de baixo custo, mas em minha opinião eu discordo, achei essa linha de entrada da Trivento muito abaixo da expectativa, sendo que pelo mesmo valor dá pra adquirir vinhos de melhor qualidade como o Gracia de Chile já comentado aqui ou a linha Reservado da Concha y Toro que também se encontra na faixa de preço dos vinte reais.
Na taça um vermelho púrpuro intenso e escuro, pouca transparência, no nariz pouco carvalho, frutos vermelhos como cereja e um pouco de florais e álcool bem aparente, deixei descansando por meia hora na taça. Na boca os taninos são quase imperceptíveis, flores e cereja no sabor, mas o álcool me incomodou demais, não estava equilibrado com o vinho em minha opinião, muito potente. A persistência eu nem preciso dizer, compatível com o vinho.


Repetindo, eu não recomendo, e pra quem está começando eu acho muito mais interessante colocar mais dez reais na compra do vinho e levar um produto de qualidade bem superior, garanto que a possibilidade de erro na compra diminui e muito, e quando já tiver o senso mais aguçado pode utilizar esses vinhos de menos qualidade para título de comparação. Outrora comento mais sobre minhas opiniões sobre essa classe de vinhos.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...