terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Porto - Fundador Tawny

Pra variar um pouco minhas postagens, eis um vinho do porto, que não é safrado por se tratar de um Tawny, mas com certeza estava a mais de 10 anos guardado no fundo da gaveta na casa de meu pai.
Esse é um vinho do porto de entrada, mas se existe um produto que não se pode falar mal nunca são essas relíquias portuguesas, pode ter certeza que se o mesmo tiver o mínimo de procedência a qualidade é garantida.

Vamos ao vinho, esse porto nada mais é do que um produto da mais popular produtora de vinhos portugueses, a Real Companhia, herança deixada a seu povo pelo famigerado e polêmico Marquês de Pombal. Segundo o site, ele estagia por 5 anos em barricas de carvalho.

Bebo o vinho do porto como aperitivo em pequenos copos, esse se mostra de coloração ambar puxando para tons atijolados demonstrando sua idade, no nariz percebe-se muito álcool e tabaco e na boca uva passa brancas, tabaco e bastante presença do carvalho. O álcool dá aquele impacto, mas é muito prazeroso e sua persistência é mediana. Acredito que devido ao longo tempo de abertura da garrafa o vinho já deve se apresentar bastante alterado, podendo ser bem diferente da avaliaçaõ de outras pessoas, mas acredito que a base deva ser a mesma.

Saúde!

8 comentários:

  1. Boa tarde! Aqui quem fala é o Emílio, do Adega para todos. Desculpe-me a demora para a resposta, pois estive em um cruzeiro de 10 dias. O Bistrô da Grand Cru em Moema é confiável; pode ir sem medo. Gosto do Casillero del diablo Cabernet Sauvignon, mas não me encanta porquê acho excessivamente alcoólico e com pouca tipicidade. Os cabernet do Maipo ganharam fama internacional devido ao toque típico herbáceo, facilmente encontrado na Santa Rita Medalla Real. Beba e entenderá o que estou dizendo. Lamento apenas por não encontrarmos esta tipicidade em vinhos de R$ 30,00. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Prezado, acabo de encontrar uma garrafa deste vinho, na casa de minha prima, que, segundo ela, estaria guardada por, no mínimo, 20 anos.
    Como consigo descobrir o idade deste vinho?
    Não econtrei nehuma da data nos rótulos.
    Grato pela atenção.
    Saudações,
    Péricles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Péricles,

      Muito obrigado pela visita e pela pergunta. Vamos ver se ajudo!

      Os vinhos do porto safrados geralmente são os Vintage, que são vinhos de extrema qualidade e obtidos em anos excepcionais. Existem também os Tawnies envelhecidos, porém eles vem com a quantidade de anos de envelhecimento expressos na garrafa e o Porto Fundador é de uma linha mais simples e pode conter várias safras em suas tiragens, porém sempre com a mesma tendência e obedecendo as regras impostas pelo Denominação de Origem.

      Um link legal para aprender mais sobre os vinhos do porto é o que segue: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho_do_Porto

      De qualquer forma, pra você ter uma idéia aproximada da idade da garrafa pegue o número do lote que geralmente fica no selo junto da tampa e entre em contato através de e-mail com a RCV http://www.realcompanhiavelha.pt/contactos.cfm , assim eles respondem quando sua garrafa foi disponibilizada no mercado.

      Abraços,

      Raphael Baruki.

      Excluir
  3. Olá,

    O meu nome é Henrique e gostaria de saber qual o valor aproximado dessa garrafa. A minha mãe herdou uma igual do meu avô que morreu há sensivelmente 30 anos mas a garrafa deve ter mais idade!

    Grato pela disponibilidade

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo",

      Desculpe pela demora na resposta!
      Sinto decepcionar, mas esse é um vinho do porto simples sem safra ou outras qualidades que o torne famoso. Atualmente no mercado ele custa em torno de 40 a 50 reais, porém acho que se você realmente quiser vender tente descobrir a idade e mais informações entrando em contato com a RCV como descrevi acima e anuncie em sites como o Mercado Livre / OLX a não ser que você tenha contatos com apreciadores que se interessem muito por vinhos desse tipo. A precificação deve ser o mais difícil, pois você terá que jogar o quanto acha que realmente vale a pena para vender e não tomá-lo, pois existem grandes chances do vinho ainda estar bom.

      Se quiser que eu seja mais específico em algum detalhe não hesite em me contatar!

      Abraços,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olá bom dia

    Tenho uma garrafa que herdei do meu pai e esta já tinha sido herdada de um tio, de Vinho do Porto d'aza da Real Vinícola que julgo ser anterior a 1900.
    o Gargalo é lacrado e no próprio vidro da garrafa tem nrº mod e reg 4807 / 762, não sei bem porque mas julgo ser rara pois não encontro nada igual na Internet.
    Gostava de saber ao certo o ano da garrafa e o seu valor mas não consigo saber, será que me pode fornecer alguma dica, posso enviar-lhe fotos por email.
    ( resposta p/ isabel.vs@clix.pt ) Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber se obteve resposta . Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...