terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trio Cabernet Sauvignon 2010


Uma boa jogada estratégica da vinícola que encerra mostrando o salto de qualidade de seus vinhos com um rótulo que com 50% a mais de investimento se tem uma qualidade bem superior de conteúdo.

A linha Trio já comentada aqui no blog traz o corte como principal ferramenta para mostrar um vinho mais complexo e trabalhado, mesmo sendo simples e de produção em massa.

Nesse vinho as castas utilizadas são Cabernet Sauvignon (70%), Cabernet Franc (15%) e Shiraz (15%), onde cada uma contribui para sua estrutura e aroma. Passam 11 meses em uma mescla de barris de carvalho francês e americano.

Vamos ao vinho.

Em taça mostra vermelho rubi intenso e precisei aquecer manualmente para liberar os aromas e o álcool que estava fechando o vinho. Como era a finalização da visita guiada fiquei meia hora esperando um resultado e apareceu fruta vermelha e escura, um pouco de herbáceo e tosta da madeira. Estava muito jovem e com álcool ainda sobrando.

Na boca foi até bem, mas os taninos estavam pedindo mais um tempo de descanso. Acidez equilibrada e final sem amargor.


É preciso esperar um pouco mais para tirar um maior proveito desse vinho.

Saúde!

4 comentários:

  1. encontrei esse vinho no supermercado (aqui em floripa) por 45 Dilmas. Na wine está por 50 e no angeloni (também aqui em floripa) sai por 54.

    Tomei e gostei. Excelente, aliás.

    Deixo uma pergunta: será que o Trio 2009 ainda está bom ou já está muito antigo?

    abc e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo",

      Esse vinho realmente é de um custo x benefício excelente e coringa por se encaixar em várias opções de cardápio. O salto de qualidade dele para o Casillero é bem grande!

      Sobre a idade já li que é um vinho que aguenta cerca de cinco anos, mas não acredito muito nisso quando se trata da Concha y Toro. Outro fator importante é não esperar muita evolução, pois o vinho tem uma certa complexidade, mas não é para tanto. Para esse 2009 eu apostaria que ele ainda deva estar bom, mas com um pequeno risco de já estar no início do seu declínio... realmente uma aposta se somar os fatores de conservação e armazenamento da garrafa.

      Se puder comprar safras mais atuais eu acho que valeria mais a pena!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. obrigado pela resposta!

    Grande abraços de Fpolis

    Giovani

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...