quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Robert Mondavi Private Selection Pinot Noir 2010


Ufa... até que enfim eu saí do eixo Argentina - Chile. Precisava respirar.

Brincadeiras a parte também tomei esse vinho no friozinho da serra no interior nesse último feriado que, aliás, marcou temperaturas de rachar.

Esse é um rótulo que sempre tive vontade de experimentar e comprei em uma queima no site da Wine.com.br junto com o Cabernet Sauvignon e outros rótulos diferentes. As vezes é tanta coisa que eu quero que me perco ou escolho mal no meio de tanta opção e isso é ótimo pra quem viveu na clausura viti-vinícola dos anos 80 e 90.

Os Estados Unidos possui bons vinhos, porém não muito difundidos aqui no Brasil por chegarem um pouco salgados com a quantidade de impostos. Pra se ter ideia esse vinho é vendido por U$ 10,00 nos EUA e aqui no Brasil chega ao consumidor final a R$ 80,00.

Robert Mondavi é um produtor pioneiro na região de Central Coast - California e é considerado como o responsável pela introdução do novo mundo no cenário mundial do vinho.

A vinícola divide seus vinhos em três linhas e a Private Selection é a intermediária, a Woodbridge de entrada e uma vasta linha de vinhos Premium que tem seu preço atrelado às altíssimas pontuações concedidas pelo seu conterrâneo Robert Parker.

Esse rótulo é um corte de Pinot Noir (90%), Petit Sirah (6%), Syrah (3%) e Merlot (1%) que entrou recentemente mostrando a preocupação de variação do corte para obter um vinho rico e bem feito. Passa até 6 meses em barrica francesa.

Vamos ao vinho.

Na taça mostra transparência mediana comum nesses vinhos mais elegantes, vermelho rubi e reflexo violáceo claro. Nos aromas mostra uma sobra de álcool que não chega a incomodar, cereja e fruta vermelha como um bom Pinot e especiarias suaves.

Na boca tem ótima acidez, álcool aparece bem integrado, sedoso e com ótimos taninos. Correto, bom final e boa persistência dão uma pequena amostra do que esse produtor é capaz de fazer de forma simples um Pinot Noir honesto para seu preço nos USA.

Uma boa amostra do que a Califórnia produz e dá vontade de ir conhecer um pouco de sua cultura enogastronômica. Quem sabe quando um real comprar dois dólares.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...