terça-feira, 30 de julho de 2013

Bruno Clair Marsannay Blanc 2006

Um vinho muito especial com um prato também muito especial não podia resultar em nada menos do que uma refeição maravilhosa!

Confesso que me preparei emocionalmente para uma possível decepção ao abrir um vinho branco com mais de 7 anos de guarda em garrafa. Nem tanto pelo vinho e sim mais pela sua correta armazenagem. Mas não deu outra e assim que foi pra taça logo se mostrou nada menos que excelente!

Marsannay (pronuncia-se marsani) é uma AOC, região/classificação, de um micro-região da Borgonha - Cote D’or que permite a produção de tintos, rosés e brancos e onde os tintos geralmente são de Pinot Noir e os brancos de Chardonnay que são as castas ícones da região. As classificações francesas são um pouco confusas, mas pode ter certeza que os vinhos dessas regiões geralmente trazem boas surpresas, pois sua produção é tão controlada quando a dos famosos Chablis.

Esse exemplar é um corte de Chardonnay (80%) que traz mais fruta e Pinot Blanc (20%) que dá mais corpo ao vinho. Não consegui achar com precisão o tempo de barrica claramente por ser variável de acordo com a safra, mas segundo o produtor a maturação pode variar entre 16 a 22 meses.

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo palha claro com reflexos dourados e com bastante brilho. Aspectos que transmitem a sua ótima forma e faz parecer que foi engarrafado ontem. No nariz traz as fruta amarela como o abacaxi e o pêssego juntamente com as cítricas como a lima. Um pouco de mineralidade e amanteigado acompanham em sua complexidade.

Na boca tem ótima acidez demonstrando estar no ponto. Muita elegância com seu traço untuoso e fina mineralidade demonstra o tamanho da competência de seu produtor.

Algumas pessoas podem até achar o vinho simples perto de um Chablis por exemplo, mas em minha opinião a elegância desses vinhos juntamente com sua acessibilidade os tornam grandes vinhos.

Para um grande vinho não podíamos esperar nada menos que um prato à altura e o qual acompanhou com grande competência. E o que é melhor... não foi caro já que trouxe essas lagostas diretamente dos pescadores de Fortaleza.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...