terça-feira, 30 de julho de 2013

Bruno Clair Bourgogne Blanc 2005

 Dando continuidade aos vinhos especiais chegou a vez de outro branco do Bruno Clair e dessa vez a missão dele foi difícil... mas nem tanto! Um bom e velho Chardonnay francês da Borgonha contra o forte Bacalhau Português. Fico feliz que essa luta deu empate e no fim ambos se deram muito bem.

Esse vinho é de uma classificação mais simples, mas não por isso menos especial que o Marsannay comentado no último post.

Produzido totalmente com a casta Chardonnay, somente um terço do vinho passa por barricas, preservando mais a fruta, mas não diminuindo sua longevidade devido à qualidade do mesmo.

Deve estar no seu ápice, pois o produtor recomenda 5 anos de guarda, mas alguns especialistas elevam esse tempo para os exatos 8 anos.

Nas minhas pesquisas achei uma informação interessante sobre o Produtor. Bruno é neto de Joseph Clair que fundou a Domaine na época da primeira guerra mundial. Ele era proveniente da região de Santenay ao sul de Beaune, mas se estabeleceu em Marsannay que fica ao norte da cidade Beaune, quase em Dijon, por ter se apaixonado pela enfermeira Marguerite.

O vinho que impressionou na época foi o Marsannay Rose que somente em 1987 recebeu sua denominação após ter sido estabelecida a AOC. Uma bela história que resultou em belos vinhos.

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo claro com reflexos dourados e brilho demonstrando vivacidade. Os aromas são mais frutados remetendo ao abacaxi entre outras frutas amarelas sem deixar de ter o toque mineral muito característico da Borgonha.

Na boca mostra menos acidez, mas em boa quantidade. Untuoso e com elegância acima do trivial se mostra superior a muitas tentativas de réplica espalhadas pelo mundo afora e por um preço interessante perante sua qualidade.

Bom final e persistência elevada complementam esse belo vinho que brigou de igual para igual com o sutil Bacalhau à Gomes de Sá e o outro com Batatas ao Murro do restaurante Ora Pois de Guarulhos.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...