sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jacob's Creek Chardonnay 2009


Aproveitando o calor estou "queimando" os brancos simples e mais antigos que tenho guardado.

Para aproveitar o giro pelo novo mundo que estou dando saindo do cone sul, passando pela África do Sul, agora cheguei à Austrália.

Essa vinícola é tradicional na terra dos cangurus e bem objetiva por sinal. Produz somente duas linhas que inicia com essa chamada de Classic e uma superior chamada de Reserve além de um espumante que são os famosos Sparkling. As uvas cultivadas também são poucas e são as que mais se dão bem nesse canto do mundo seguindo a filosofia do fazer o simples e bem feito.

O site do produtor não disponibiliza a ficha de safras mais antigas, porém nas mais novas é descrito que o vinho não passa por madeira e não leva outra casta em corte. Suas uvas são provenientes do Barossa Valley, Sudoeste desse País continente.

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo dourado e traz notas de frutas amarelas como abacaxi, mas seus aromas dispersam rapidamente.

Na boca demonstrou seus sinais de idade com acidez muito baixa o que tornou o vinho um pouco estranho em baixa temperatura. Engraçado como ficou melhor ao ganhar um pouco mais de temperatura. O álcool é quase imperceptível, seco com notas adocicadas e cítricas e aquela sensação de giz com um pouco de amanteigado. O final saboroso e frutado com final longo acabou salvando o que parecia ser uma experiência que não seria das melhores.

Cuidado com os vinhos brancos das linhas mais simples, que tem objetivo de extrair bastante a fruta, e que tiverem safra superior a 2 anos. O passar dos anos compromete sua acidez e pode acabar comprometendo o seu prazer na degustação do mesmo.

Branco simples e frutado é pra ser bebido jovem.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...