quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Gran Reserva Del Fin del Mundo 2006


Esse vinho tomei nesse último feriado no friozinho da serra de Botucatu acompanhado de uma boa carne.

A bodega Del Fin del Mundo tem presença freqüente aqui no blog, pois gosto muito da expressão da casta Malbec proveniente da região patagônica que fica ao sul de Mendoza.

Nessa região os vinhos Malbecs impressionaram e os Pinot Noir cativaram bastante o público como uma revelação de bons vinhos, apesar dos últimos exemplares que recebi através do ClubeW estarem bem abaixo da expectativa.

Esse rótulo achei em uma garimpada no importador com o preço abaixo do praticado para queimar estoque mesmo e junto com minha curiosidade fez a garrafa pular para minha cesta de compras. O Gran Reserva é um rótulo intermediário, acima dele estão o FIN e o Special Blend, e trata de um corte composto por Malbec (33%), Cabernet Sauvignon (29%), Merlot (23%), Cabernet Franc (15%) que estagia 12 meses em barricas francesas (70%) e americanas (30%).

Vamos ao vinho!

Em taça já demonstra a sua evolução com a cor rubi e as bordas com tons mais acastanhados/atijolados. Os aromas estão bem suaves e integrados ao álcool do vinho que quase não se nota. Ameixas são bem nítidas, fruta vermelha em compota e um herbáceo interessante. Se não soubesse que é patagônico eu o confundiria facilmente com algum corte de Mendoza.

Na boca estava um néctar, redondo com médio corpo que preenchia bem a boca, acidez presente mas nota-se que está diminuindo o que demonstra que o vinho está em seu ápice se já não passou e taninos finos muito bem integrados ao vinho. Bom final e permanência mediana demonstram que é um vinho intermediário, porém muito bem feito e que evoluiu com a guarda, mas não grandes coisas.

Interessante, mas a linha Reserva aparenta ter um custo benefício mais interessante além de trazer mais tipicidade.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...