quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Casillero del Diablo Shiraz Rosé 2007

Estava longe por um tempo e confesso, esse calor tira toda a vontade ou empolgação de tomar vinho.
Outrora estava no Rio, fiz um bate e volta de carona, o máximo que fiz foi dar uma olhada em um Beer Bar, modesto mas com cervejas do mundo inteiro e bastante interessante por sinal, e depois passei em um mercado e como sempre fui dar uma olhada nos rótulos, não são muito diferentes dos daqui, tem alguns até interessantes, mas eu estava derretendo de calor!

Há pouco, li diversos posts dos blogers da Confraria Brasileira de Enoblogs, acabei me empolgando e resolvi abrir essa garrafa que a tempos estava no fundo da minha adega, sei que deveria me empolgar, verão e calor são sinônimos de brancos, roses e espumantes, mas sinceramente estava difícil.

Vamos ao vinho!

Deixei na geladeira por aproximadamente uma hora, estranhei abrir a tampa screw cap, pois a muito não o fazia. Em taça sua coloração já denuncia, um vermelho expressivo porém sem muito brilho e reflexos bem atijolados, aparentemente o vinho já está em declínio, sua safra é 2007 e sua estimativa de guarda são de 4 anos, já quase totalizados por estarmos em 2011, portanto já adiantando, "Não compre dessa safra se for guardar!", beba imediatamente.

No nariz, álcool quase não se nota, são 13,5% mas aparenta menos, frutos vermelhos em compota bem doces e acentuados, um pouquinho de floral, estranhei um odor diferenciado o qual não soube identificar muito bem, mas que se esvai com tempo e a evolução do vinho em taça a medida que a temperatura se eleva.

Em boca um vinho equilibrado quase nada de álcool, um vinho encorpado para um Rosé devido a casta Shiraz imagino, acidez muito bem equilibrada com a doçura do vinho o tornando nada enjoativo e um leve amargor no final o qual não gostaria ter sentido, aliás um aspecto negativo, pois na segunda taça esse amargor se acentuou.


Esse vinho é do Valle Central, mas acredito que vale muito mais apostar em um dos vinhos comentados pelos nossos colegas da #cbe, principalmente se for um rótulo do Valle do Colchagua o qual o terroir me agrada mais.

Resumindo, é um bom vinho, mas se apresenta em aparente declínio na minha opinião, se o ver em promoção, compre e não demore a beber, senão a surpresa pode ser desagradável.

Saúde!

Raphael Baruki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...