quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Porta da Ravessa Rosé 2007

O calor não está dando trégua, por isso mesmo estava a uma semana enrolando para adquirir algum vinho rosé! Isso mesmo, não preciso nem dizer muito, brancos, espumantes e os rosés estão com tudo nesse verão e que calorão.

Nesse fim de semana não tive a oportunidade de degustar nenhum vinho, estava com a boca seca, não deu outra, passei no mercado, queria um espumante, mas pelo valor... deixa mais para o fim do mês.

Queria um vinho rápido e fácil de beber e que minha esposa gostasse também... vamos de rosé!

Esse exemplar do Alentejo (ACR) é um corte não declarado de porcentagens das uvas Castelão e Aragonês, importado pela barrinhas, responsável por trazer outros grandes vinhos portugueses como os da Real Cia. Velha e de outros produtores da Europa, então pelo jeitão dele e valor, achei que deveria valer a pena.

Pois bem... vamos ao vinho.

Deixei no gelo, o produtor indica 8.oC de temperatura de serviço e minha esposa já reservou um bolo de brigadeiro delicioso para acompanhar.

Na taça um rosáceo com tons atijolados, principalmente no halo, cor aparentemente desenvolvida pela idade, fiquei com receio, mas bora!
Os odores foram marcantes já ao se abrir a garrafa, colocando em taça mostrou-se bem apesar da baixa temperatura, groselha como o produtor diz, mas percebi algo um pouco mais ácido. Não resisti, ele não mostrou muitas nuances, vamos ao gustativo. Ainda jovem, bastante acidez, taninos quase imperceptíveis e álcool equilibrado, porém cadê a persistência? Com o bolo de chocolate o vinho sumia. Achei um pouco aguado e sem corpo, mas é de um custo benefício interessante pois se torna uma ótima opção para dia a dia e noites quentes.

Fiquei curioso e deixei em taça para evoluir para a temperatura ambiente e somente comprovei que se deve obedecer as intruções do produtor, Beba GELADO, pois a acidez ficou muito alta lembrando framboesas e o alcool se pronunciou e sobressaiu totalmente ao restante do vinho.

Vinho interessante, vale o quanto custa, refrescante se estiver na temperatura certa, mas eu não usaria novamente para acompanhar doces ou outras comidinhas, esse é para voo solo!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...