quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tsantali Halkidiki Assyrtiko Sauvignon Blanc 2009

Voltando aos mundo gourmet, semana passada eu preparei um salmão que ficou divino! E para acompanhar, e que por sinal harmonizou perfeitamente, um vinho grego que assim que vi na prateleira do mercado (Carrefour), peguei pois não poderia ficar sem experimentá-lo, já comprei pensando no peixe que estava em meu congelador só esperando um vinho interessante!

A salada, foi Italiana, composta por alfaces, escarola e radicchio com muito azeite e molho italiano. No salmão usei flor de sal, cebola e tomate desidratada, alho e um pingo de pimenta calabresa e pouco mais de uma hora de forno, 45 minutos no alumínio e 30 dourando! Ficou delicioso!

Vamos ao vinho!

Da Grécia, é difícil falar em poucas palavras, são muitos séculos de história e a casta Assyrtiko é ícone da região do arquipélago de Santorini.

Esse vinho é um corte 50/50 das castas Assyrtiko e Sauvignon Blanc, a Assyrtiko lembra um pouco a Riesling, mas tem outra personalidade e na minha opnião produz vinhos mais florais.

Na taça um amarelo palha com reflexos esverdeados, odores de frutas cítricas.
No paladar um vinho realmente refrescante, acidez muito bem balanceada porém de baixa persistência, bastante maçã verde, pêra e flores e uma mineralidade que é uma marca da Assyrtiko.

Pelo preço de R$ 20,00 e pela facilidade de encontrar no mercado, acho que é um vinho que não deve ser deixado de provar, pelo menos pela curiosidade de experimentar algo novo!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...