quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Argentina - Cuyo | Maipú - Bodega Familia Zuccardi

De Santiago pegamos um ônibus para Mendoza que é barato tem uma vista maravilhosa da cordilheira, mas se prepare para perder de 2 a 4 horas na Aduana que soma bastante tempo à viagem de 4 horas. De carro é muito mais rápido, porém você paga uma taxa pra migrar de um país ao outro se for alugado. Outra dica é: "Nem pense pegar a estrada no inverno!", o Paso Internacional Los Libertadores fica mais tempo fechado que aberto e no meu caso consegui ir de Santiago para Mendoza, porém não conseguia voltar pelo fato da estrada estar literalmente congelada. Portanto o mais simples e garantido é já viajar com as passagens de ida e volta já compradas no Brasil.

Basicamente Mendoza tem suas praças e cafés, o turismo de aventura por causa do Aconcágua que fui conferir de perto e as Bodegas que é o motor que faz essa região girar. Alugar um carro é a melhor forma de passear e conhecer as vinícolas da região que ficam muito próximas uma das outras, monte um roteiro e divirta-se. Pelas agências de turismo você fica preso e os passeios não são atrativos e são geralmente as que tentam atrair turistas desavisados por não terem muito conhecimento do mundo do vinho. Como eu já havia alugado carro em Santiago e iria passar bem rápido por lá, decidimos passar o dia na Familia Zuccardi.
 
Essa bodega é bem conhecida pelos vinhos de qualidade, sua produção é mediana perto dos produtores em massa e ainda é uma das poucas que mantém os negócios em família.
Fica situada na região de Maipú, onde fica o escritório e o vinho e o azeite é produzido, mas eles também tem vinhedos na região do Valle do Uco e compram uvas de outros produtores como a Torrontés de Salta para melhorar a qualidade de seus vinhos.

Isso mesmo, eles fazem azeite e de três tipos de olivas diferentes e alguns cortes como se fossem vinho.

Fomos bem recebidos por um rapaz que logo de cara sabia que éramos brasileiros e ele de Brasília. Tomamos um espumante Santa Julia e começamos o wine tour na sala com obras de arte com o vinho como referência  e depois fomos para a área de produção dos vinhos nos tanques de inox e no galpão de guarda com as barricas. Voltamos para o salão para a degustação que foi muito rápida não durando 30 minutos para os três vinhos o que me desagradou bastante. Bem comercialmente o povo foi correndo para a lojinha comprar suas conquistas pessoais e os gifts para os amigos.

Bom, vinhos comprados, pois também sou humano, fomos para o Pan y Oliva, restaurante deles que deve ter sido inaugurado a pouco e fica no meio das plantações de parreiras e oliveiras.

Comida basicamente italiana, mas sem carnes o que é uma pena, pois queria tanto um Malbec. O local é totalmente agradável e rústico fazendo a gente voltar no tempo.

Os pratos e os vinhos conforme venho fazendo virão em breve.

Logo após a refeição, regada ao azeite de produção própria, fomos realizar o Aceite Tour. O guia norte americano, que conhece bem o carnaval brasileiro e resolveu namorar com uma argentina, muito estranho rs. Ele era super alegre e receptivo e podemos dizer que foi a melhor parte da visita que tinha começado em baixa e muito corrida, melhorou no restaurante e foi bem aprazível nessa parte onde conversamos bastante e trocamos muitas informações.

De barriga cheia e felizes, bora para o Hotel.

Não dá pra avaliar muito bem, mas queremos voltar em breve e visitar muitas outras bodegas da região com mais calma e mais critérios!





















Saúde!

2 comentários:

  1. Prezado Baruki, volte lá. Vale apena, os vinhos melhoraram bastante, principalmente o Malbec. A Região não é Maipu e sim Frai Luis Beltran. O Restaurante está excelente com uma variedade das melhores carnes assadas Argentinas.
    Abraços Carlos
    Carloscuenca@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Ótima notícia! Quem sabe em breve rs... tenho muitos planos de muitos lugares para ir.
      Grande abraço,

      Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...