sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Auguste Bessac Lirac 2010



Acho que esse é o meu último post antes da viagem devido a uma contusão que me levou a tomar remédios que não permitem a ingestão de bebida alcoólica. Uma pena.

Como dito no post anterior estou embarcando em breve para uma enotrip e trarei dicas interessantes. Quem quiser acompanhar mais de perto basta acompanhar meu perfil no Facebook.

Esse vinho faz parte da assinatura do ClubeW  de Junho com a intenção de apresentar o terroir do Vale do Rhône, famosa por vinhos elaborados e diferenciados.

A vinícola Auguste Bessac é produtor de longa data na região e muito famosa na produção de tonéis a mais 200 anos.

Lirac (Appellation Lirac Contrôlée) é a região demarcada onde esse rótulo é produzido à  margem direita (oeste) do Rhône que fica bem ao lado da famosa região de Châteauneuf-du-Pape na margem esquerda (leste) do Rhône.

É produzido a partir do corte das castas Grenache, Mourvèdre, Cinsault e Syrah e não passa no carvalho. Não encontrei o site do produtor para ter mais informações.

Vamos ao vinho.

Em taça mostrou um violeta bem forte com brilho jovem. No nariz bastante fruta vermelha ácida e álcool de sobra (são 15°).

Na boca mostrou-se com alguma estrutura e acidez mediana, taninos quase ausentes e álcool sobrando por um bom tempo. Com mais tempo em taça mostrou mais detalhes como especiaria algo que não pude identificar com clareza.

Preciso de um aerador para tomar esses vinhos mais jovens e potentes, mas acho que apesar de ajudar não influenciaria tanto nesse vinho por não ter muita complexidade.

Espero um pouco mais do outro rótulo do clube e de mesmo produtor, é uma região que produz vinhos tão bons quanto Bordeaux na minha opinião.

Saúde!

2 comentários:

  1. Prezado Bakuri,

    Sem quere te decepcionar o outro vinho não estava maravilhoso quando o degustei. Na verdade o grande problema era a acidez acentuada. Quero dizer, era um vinho mediano com acidez acentuada. Penso que se eu tivesse mais paciência e esperasse um a dois anos ele estará melhor. Não pareceu tão desarmônico como vc descreveu o avaliado, que teoricamente deveria ser melhor (pois a região Lirac é uma denominação menor que só Rhône).

    Fortes abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Uma pena um vinho dessa região não atender às nossas expectativas.
      Ultimamente tomei vinhos muito bons dessa região e o que me chamou a atenção foi o excesso de álcool tirando toda a elegância do vinho. Realmente uma pena!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...