segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Terra dos Alves Tinto 2008

Outro fim de semana muito bom!
Almoço de domingo na casa da mãe da gente é um dos momentos mais esperados e nostálgicos na minha opinião. Nesse sábado, por uma feliz coincidência, demos uma parada no Graal da Fernão Dias e sempre ficou olhando os vinhos em qualquer lugar que eu pare, e resolvi levar esse Terra dos Alves, pois como já havia dito, os portugueses são caixas de surpresa e essa garrafa estava a 19 reais, mais barato que almadén. Não é que chegando à casa de minha mãe o prato do dia era Bacalhau! O vinho acompanhou bem o prato, apesar de ser um vinho de mesa.

Na garrafa não veio a descrição das uvas utilizadas, somente o comentário de que é composto por uvas viníferas européias. Aliás, nem no site da vinícola consta alguma informação do vinho, nem sequer o próprio vinho, acho engraçado como algumas vinícolas escondem algum de seus produtos, aparentam ter vergonha, não entendo, como se os vinhos fossem como filhos bastardos.

Vamos ao vinho. Na taça um vermelho rubi intenso, alguns tons quase violáceos, no nariz o álcool se mostrou bem equilibrado, bastante frutos vermelhos, mais para cerejas e morangos em compota. Na boca um vinho sem muito corpo, bem ralo mesmo, o carvalho passou longe ou até mesmo menos de 3 meses, porém não chega a ser um vinho ruim não pois tem bastante equilíbrio, baixa acidez e os taninos são macios, podemos dizer que é um vinho de mesa Premium. A Vinícola é a Aliança Vinhos de Portugal S.A., http://www.alianca.pt, porém o vinho deve ser um produto simples e para exportação não existindo informação alguma no site, eles produzem vinhos em várias zonas, Alentejo, Douro, Dão, Setúbal e Vinhos verdes, Bairrada, porém esse é de Trás-os-Montes.
Em resumo, esse vinho valeu cada real que custou e acompanhou bem o bacalhau!

Saúde!

8 comentários:

  1. Eu não conhecia esta vinho,tomei esta semana acompanhado por bacalhau,e vou dizer é uma delicia para o meu gosto, apesar de não ser apreciador de vinhos,mas com certeza não deve muito a alguns vinhos que se paga caro, paguei por ele R$23.00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony,

      Fico muito feliz em ter um retorno como o seu e alcançando o objetivo do blog!

      Espero que seu gosto pelo vinho aumente cada vez mais e tenho certeza que terei mais um amigo nesse mundo Enófilo.

      Grande Abraço,

      Raphael Baruki.

      Excluir
  2. Tomei uma garrafa e meia desse vinho ontem no Bacalhau 53 da Castelo Branco.
    Uma delicia a combinou muito com o bacalhau. Melhor ainda o preço = R$ 54,00.

    ResponderExcluir
  3. quero comprar vinho casa dos alves como faço,

    ResponderExcluir
  4. Sou consumidor assíduo deste vinho. Você o encontre no Restaurante 53, km53 da Castello Branco, sentido interior. São os importadores.
    Comprando cx com 6 unidades, dão desconto de 20%. Saúde!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...