quinta-feira, 10 de março de 2011

Formentini Lambrusco Dell'Emilia 2009

Como muitos dizem, "Vamos deixar o preconceito de lado!", pois bem, matei uma curiosidade que a tempos me perseguia  desde que a rede de fast food Spoleto agregou em seu cardápio vinhos italianos de meia garrafa para acompanhar suas massas. Anteriormente, eram oferecidos quatro vinhos, porém atualmente somente vejo nas lanchonetes o Lambrusco e o Prosecco, espero que o Montepulciano e o Trebbiano D'Abruzzo um dia voltem!
Pois bem, o escolhido para acompanhar minha massa foi o Lambrusco, um vinho frisante, está certo que ele harmoniza melhor com saladas e pratos leves, mas ele acompanhou bem meu Penne que estava quase uma salada de macarrão, além dos ingredientes leves veio gelado, fato esse comum se não pedir pra dar uma fumegada no molho quando juntam a massa ao mesmo.

Esse vinho frisante não veio com sua classificação, que são divididas em três, amabile, abboccato e secco, em ordem decrescente de quantidade de açucar, porém com certeza deve estar enquadrado no amabile o que se enquadra na maior aceitação do público, somente a inscrição IGT (Indicazione Geografica Tipica), o que lhe confere uma classificação superior ao vinho de mesa, porém inferior aos DOC e DOCG.
Realizei esses comentários, pois em breve estarei criando uma página nesse mesmo blog com informações mais técnicas e históricas sobre o mundo do vinho, relacionando aos meus posts sempre que possível. Aguardem! Chega de blábláblá...

Vamos ao Vinho!

Em taça (de plástico), apresentou um rubi bem escuro com bastante transparência, no nariz notas de ameixa e uva passa preta, na boca doce, bem doce, doce mesmo, mas não foi dos piores, acho que um pouco mais de acidez ajudaria bastante a arredondar o vinho, álcool não incomodou, um pouco de amargor mas não incomoda também. Preço justo talvéz, achei dez reais um pouco caro para um produto que se compra uma garrafa pelo mesmo valor, mas está certo, tem o aluguel, a energia elétrica entre outros.

Valeu pela refeição rápida com essa opção!

Saúde!

6 comentários:

  1. Muito bom o seu post Baruki, a descrição e os detalhes que você trouxe sobre o Lambrusco atiçou-me a curiosidade.
    Não costumo apreciar uma garrafa na sobremesa, mas este parece que vale muito a pena com uma salada de frutas, terei que fazê-lo.

    Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Olá CavalierDeth,

    Você não imagina o quanto fico lisonjeado com o seu comentário.

    Esse é realmente o objetivo do meu blog, espero que tenha lido outros artigos e que também tenha gostado. Acredita que esse Lambrusco é o artigo mais visitado? Pois é!

    Em breve estarei completando 1 ano de blog, e espero fazer um ranking dos mais interessantes!

    Abraços,

    Raphael Baruki.

    ResponderExcluir
  3. Raphael, Ótimo artigo! Nunca bebi Lambrusco, mas fiquei com curiosadade. Você indica alguma marca boa? Os que encontrei mais facilmente foram: Cella, Riunite, Linda Donna, Anella Andreani, Castelnovo e Club des Sommeliers. Como são muitos, não sei qual pegar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo!Rs.

    Todos os Lambrusco possuem um padrão de qualidade interessante, aliás o que bebi foi um mais que comercial vendido pela rede Spoleto.
    Dos que você citou eu conheço o Linda Donna e o Club des Sommeliers, ambos muito bons no quesito custo x benefício, porém indico para iniciar o do Club des Sommeliers pois passa por um critério de escolha de acordo com o gosto do brasileiro pelo grupo Pão de Açucar.

    Abraços,

    Raphael.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Raphael

    Outro dia desses fui com a família em uma Pizzaria e pedimos um Lambrusco Dell'Emilia tinto levemente adocicado. Apreciamos muito.
    Foi servido em um balde com gelo, o que o deixou sempre agradável.
    O que seria um vinho frisante e quais suas características em termos de qualidade, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Geralmente vinhos frizantes são simples e fáceis de beber como o que você comentou.
      Sua principal característica é possuir pouca pressão perto dos considerandos espumantes, mas o princípio é o mesmo onde o gás é proveniente da fermentação.

      A quantidade do gás é proporcional à quantidade de tempo que o vinho é submetido à fermentação enclausurada para que o mesmo não escape.

      Acho que dá para imaginar:
      + simples - tempo - gás.
      + complexo + tempo + gás.

      Caso queira mais informações sinta-se à vontade para questionar.

      Abraços,
      Raphael Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...