domingo, 6 de outubro de 2013

Porto Comenda 10 anos Tawny

Para completar o encontro com nossos amigos Elizeu e Camila a sobremesa foi Gorgonzola com vinho do porto.

Esse rótulo eu peguei às pressas no supermercado Extra e o mesmo é elaborado pela Casa Manoel D. Poças Junior que ainda é um dos poucos produtores familiares de Portugal.

Sinceramente eu aprecio mais o gorgonzola com o Porto Ruby, mas essa garrafa me chamou tanto a atenção que resolvi arriscar.

No site do produtor eu não encontrei nada a respeito desse rótulo, mas aparentemente eles produzem diretamente para o Grupo Pão de Açúcar. Procurando um pouco mais descobri que é feito com as castas tradicionais Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, mas não é uma informação confiável. Passa 10 anos em barricas e foi engarrafado em 2012 conforme descrito na garrafa.

Vamos ao vinho!

Apresenta cor avermelhada (framboesa) com as bordas acastanhadas  e no aroma sobra um pouco de álcool. Amêndoas, notas doces e da madeira dão o tom, mas não impressionam.

Na boca tem pouca presença e mostra bastante o álcool no início que melhora com o tempo. Médio corpo e persistência finalizando bem sem deixar amargor junto com o queijo.

Sinceramente esperava mais de um Porto 10 anos e esse Tawny está mais para acompanhar frutas secas e nozes, comida típica de natal, como panetone entre outros da mesma forma que um Porto branco. Acho que para esses portos de linha de entrada os da Real Cia. Velha são mais assertivos, mas é minha opinião!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...