domingo, 6 de outubro de 2013

Altas Cumbres Torrontes 2010

Sabe aquela reunião de amigos que se dão bem e que a muito não se vêem e com a velha desculpa gastronômica para comer e beber bem? Pois é! Foi assim o nosso encontro com o Elizeu e a Camila!

Como de praxe colocamos a conversa em dia, discutimos projetos futuros, filosofamos, meu filho fez aquela bagunça e eu fui para a cozinha para me aproveitar das cobaias rs.

O meu pato do último post fez muito sucesso e enquanto íamos nos aquecendo e preparando os ingredientes do prato principal abri esse rótulo que surpreendeu bastante! Estava mais do que na hora de abrí-lo (2010) e também queria levar algo diferente dos Sauvignon Blancs e Chardonnays.

Produzido pela Lagarde pioneira mendocina e bem comentada aqui no blog. Relembre.
Ainda tenho outro rótulo - Guarda 2009 -, mas como o próprio nome diz está guardado esperando uma ocasião.

Esse varietal da casta Torrontes que já se tornou ícone da Argentina é produzido em Salta, mais ao norte de Mendoza, região onde ela se dá melhor e com certeza vai surpreender mais do que os vinhos que são produzidos na capital do vinho argentino. Pode apostar em nos rótulos dessa província que dificilmente irá se decepcionar.

Vamos ao vinho!

Em taça é amarelo dourado com médio brilho e super aromático. Os aromas exalam da taça e impressionam a todos com suas notas cítricas, maçã verde e pêssego.

No início o álcool sobra um pouco, mas com pouco mais de meia hora em taça fica redondo com bela acidez e bastante fruta. Final e persistência medianas, porém muito acima dos vinhos em sua faixa de preço.

Pelo custo de vinhos de mercado é um vinho bastante atraente e de excelente custo benefício. Um detalhe ausente é a mineralidade típica da região, mas esse é um vinho de entrada com manejo em grandes quantidades com o foco na fruta e sem passagem pela madeira. Para maiores qualidades é necessário subir de nível, mas para quem tiver a curiosidade de experimentar eis uma ótima escolha.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...