quarta-feira, 4 de maio de 2011

Calamares Branco 2004


Nossa, o tempo está voando. Já se passou mais de uma semana e ainda vou fazer o meu post do Domingo de Páscoa.

Bom, tradicionalmente minha sogra preparou o seu delicioso Bacalhau e o vinho que bebemos para acompanhar foi a surpresa que foi achado depois de muitos anos guardado.

Ainda com o antigo rótulo e com a cor turva, era um mistério! É recomendável consumir esse vinho com 1 a 2 anos no máximo e esse já havia passado disso a um bom tempo.

Bom, vamos ao vinho!

O Calamares é um vinho verde tradicional aqui em nosso País, de baixo custo e muito difundido e bem aceito, quem não conhece essa garrafa bojuda?

A garrafa é de vidro transparente e em taça apresentou um amarelo palha bem escuro devido ao tempo de guarda. Estava geladissimo por precaução, mas no olfato não aparentava estar passado, estragado ou impróprio ao consumo.

No olfato, mesmo ainda fechado, apresentou os traços comuns do vinho verde, tons cítricos, mas um invasor que denunciava o seu declínio, um odor próximo ao do palmito em conserva.

No paladar, não desagradou, mostrou os traços do amadurecimento, mas ainda agradava. Sua acidez estava baixa o que me fez concentrar mais para perceber as notas de sabor e principalmente diferenciar o que havia por trás do excesso de envelhecimento.

Bom, resumindo é uma boa opção para experimentar ou iniciar no mundo dos vinhos verdes antes de atacar diretamente um alvarinho que custa em torno de 3 a 4 vezes mais.

E o bacalhau... estava perfeito!

Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...