quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quinta do Alqueve 2 Worlds Reserva 2004


Esse vinho tomamos nesse último fim de semana com meu pai que aprecia vinhos portugueses tanto quanto eu.

Esse vinho é do clubeW da vinícola Pinhal da Torre e proveniente da região do Ribatejo a leste de Lisboa.

No contra rótulo vem com os dizeres: "2 Irmãos (Paulo e Francisco), 2 Uvas (Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional), 2 Mundos (Velho e Novo).", interessante iniciativa que resultou em um vinho agradável e como eu comentei na casa de meus pais como é engraçado que alguns vinhos regionais, como esse é classificado, são tão bons quanto os caros,  tradicionais e por muitas vezes não tão bons DOs - Denominação de Origem que precisam atender a diversas normas e requisitos. Nem preciso dizer que o vinho agradou a todos.

Vamos ao vinho!

Na taça vermelho rubi tendendo à púrpura, aromas expressivos assim que se abre a garrafa, pois estava em temperatura ambiente, bastante fruta vermelha, especiarias, boa presença da madeira que deve ter sido usada uma de ótima qualidade, pois foram 12 meses em barrica. Vinhos dessa idade, oito anos, geralmente apresentam uma descoloração no halo, aquela borda na superfície do vinho em taça que fica anexa à taça, mas esse não estava apresentando essa característica mostrando que o vinho ainda está jovem e bem conservado.

Na boca mostrou a que veio e justificou sua proposta, a personalidade portuguesa meio que rústica da Touriga somando ao corpo e estrutura ao vinho. Ótima acidez e integração do álcool, mas os taninos ainda estavam um pouco agressivos e se tiver a oportunidade de tomar esse vinho daqui um tempo aproveite esse ótimo vinho, recomendo!


Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...