segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Casillero del Diablo Merlot 2008

Como havia dito, esse fim de semana foi muito satisfatório, bebi ótimos vinhos.

No domingo, meio de tarde, fiz uma maminha na brasa com salada , simples, mas delicioso aos meus olhos, e pra acompanhar um Casillero.
Podem me criticar, dizer que tenho péssimo gosto e etc… porém leio muito sobre o que escrevem sobre a Concha Y Toro e seus vinhos na Internet e na mídia, e faço parte dos que são pró, uma grande maioria perto dos contra ou que torcem o nariz pra ela.

No meu gosto pessoal, os vinhos da Concha y Toro são os de melhor custo benefício em nosso continente, sendo para mim um produto transparente em sua qualidade e preço e um dos poucos que conseguem manter uma continuidade e homogeneidade, raro de se ver atualmente.
A linha Casillero em especial, é a que se encaixa melhor na minha atualidade, um vinho que tem um excelente custo benefício devido a produção em larga escala, porém possue tanta qualidade quanto os que possuem sua produção controlada e de maior qualidade e obviamente em menor escala. Com certeza é essa diferença que destaca a venda dos produtos da CyT no mundo.

Vamos ao vinho, em taça é de um vermelho e violáceo profundo que não permite quase se enxergar através da taça, no nariz percebe-se a madeira na medida certa, somente parte do vinho descansa em barricas, o que na minha opnião permite que se possa beber o vinho imediatamente, ainda jovem, mas que claramente compromete a complexidade, o que é admirada nos vinhos que permanecem um ano ou mais em barricas, mas precisam descansar por mais tempo em garrafa. Tenho mais duas dessa garrafa, que pretendo abrir em breve, realizando uma degustação vertical, assim que saírem as próximas safras. Esse é o motivo de manter sempre dois rótulos em minha adega, pois é o que posso manter momentaneamente, pois é um vinho que permite a guarda por 5 anos aos tintos em média, se eu pudesse compraria de caixa.
Também no nariz, tostado e frutos escuros que se repete no paladar com os taninos redondos e média persistência, nem preciso dizer que recomendo a todos né!

Saúde!

Um comentário:

  1. Cristiano Orlandi
    vivendovinhos.blogspot.com
    cristiano.orlandi@uol.com.br
    Enviado em 18/12/2010 às 6:55 am

    Baruki,

    Sem dúvida a misteriosa linha Casillero del Diablo é campeà em custo benefício. Eu particularmente tenho admiração pela consistência na qualidade, em particular dos dois brancos, Sauvignon Blanc e Chardonnay e do Syrah.

    Há de se destacar que na safra 2007, o Merlot foi fantástico e entre as nossas degustações colocou-se muito bem, dá uma olhada nesse post do blog do João Filipe: http://falandodevinhos.wordpress.com/2009/07/01/desafio-merlots-do-mundo-resultado/

    Forte Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...