quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Callia Magna Malbec 2009


Esta aí um vinho que trouxe da Argentina por ter comprado para beber lá e que acabou não dando tempo.

A Bodega Callia situada nas proximidades de San Juan ao norte de Mendoza é um novo investimento da família Salentein em um terroir bem diferenciado para a casta Shiraz que é seu carro chefe.

Esse varietal Malbec é proveniente do Valle de Tulum de baixa altitude (630 m), mais baixa que Mendoza (em torno de 900 m) , e pelo que pesquisei posteriormente os vinhos mais diferenciados desse produtor são do Valle de Pedernal a 1340 metros de altitude.

Já cheguei a comentar aqui no blog a minha preferência por Malbecs produzidos com cortes de altitude o que acaba dando uma complexidade maior ao vinho e quanto mais alto mais detalhes diferentes são adicionados. Pelo que vi a linha Reserve é que traz uma parcela dos vinhedos de altitude. Fica para a próxima.

Somente uma parcela de 50% do vinho descansa em madeira por 9 meses sendo também metade dela americana e a outra metade francesa de média tosta.

Vamos ao vinho!

Cor de Malbec, vermelho violáceo, e aroma de Malbec com fruta vermelha e especiaria de leve. Clássico argentino.

Na boca é macio, muito bem feito e equilibrado. Madeira na medida certa para não esconder a qualidade da fruta e revelar seus taninos de boa qualidade. Ótimo final e média persistência completam o quadro bem emoldurado.

É um vinho excelente tendo em vista seu custo na Argentina que é em média de R$ 25,00 e o dobro aqui no Brasil o que o torna razoavelmente aceitável quando a gente se dá conta que vale mais um desses na mão do que dois caldos de álcool voando na mesa!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...