terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Barista Pinotage 2010


Esse vinho foi indicação do meu amigo Marcelo da enoteca O Melhor Vinho do Mundo e no que ele comentou sobre os aromas de café eu não resisti.

A produção desse exótico vinho é comandada pelo renomado enólogo Bertus Fourie que o elaborou e parece ser o único rótulo do seu produtor denominado Barista. Por trás deles está um grande grupo chamado Vinimark.

É importado pela Mistral, de origem sul-africana na região de Paarl e composto 100% pela casta Pinotage.

Parte do vinho descansa em barricas enquanto a outra fermenta em tanques de aço juntamente da borra. Isso torna o vinho bem diferente já que são realizadas várias formas de vinificação.

Vamos ao vinho!

Em taça é rubi violáceo e ao cair na taça já explodem os aromas desse vinho.
Incríveis aromas de café tostado, caramelo, baunilha e muita fruta escura como ameixa e cassis. O álcool sobra um pouco.

Na boca é equilibrado e se mantém bem com a sua acidez. É macio e confirma as frutas em estado de geléia que chegam a deixar a língua marcada. Percebe-se aquele toque da uva vinificada no estado de passa como um Amarone, porém isso o deixa entre a "Cruz e a Espada"!

Vou me explicar. Os toques adocicados são muito fortes e pelo que percebi é o fato da vinificação da Pinotage bem madura (uva-passa) junto com a fermentação em barrica logo em seguida da prensa que gera esses aromas deliciosos de café. Porém a Pinotage tem um amargor característico no fim de boca e nesse vinho o amargor vai aparecendo bastante com o tempo o que acaba tornando o vinho bem enjoativo.

Mas é um vinho muito interessante para se tomar com um grupo de amigos para brincar com o olfato e na sequência tomar outros rótulos mais tradicionais ou que mais agradam ao grupo.

Saúde!

6 comentários:

  1. Caro Baruki,
    Eu apreciei o 2009 tempos atrás e minhas impressões são praticamente idênticas às suas. É um vinho para se tomar uma taça (pequena) e partir para outra (de outro vinho, claro...rs). De tão doce, talvez ficasse bom com uma sobremesa à base de café e/ou chocolate.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Flavio,

      Pois é, esse vinho e muito fácil e didático de interpretar.
      Minha única preocupação é se eles não manipulam externamente o vinho, mas vamos acreditar que não né!

      Ahhhhh... quero te matar... rs. Uma degustação do Atelier Tormentas! Nem imagina o quanto gostaria de estar presente. Estou até tentando angariar investidores para comprar uma caixa ao estilo compra coletiva.

      Seu blog está cada vez melhor!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Caríssimo Baruki,
      Então, você tocou em um ponto interessante: A possibilidade de manipulação externa... Eu espero que não, mas como você disse, ele é tão didático que até leva a pensar nisso. E a gente sabe que é possível (é uma gotinha disso aqui, outra daquilo lá e voilá! rs).
      Rapaz, essa última degustação do Atelier Tormentas achei ainda melhor que a primeira que fizemos. Acho que foi pelo tratamento prévio dos vinhos. Vale a pena juntar uma turma animada e fazer uma. O Marco Danielle sempre promove algumas caixas interessantes. É ficar de olho. Ah, e na próxima aqui, você já está convidado!
      Muito obrigado pelo elogio ao blog, os quais retribuo ao amigo! Sou visita diária aqui em seu blog. Gosto muito da linguagem que você usa e da análise crítica totalmente isenta que faz dos vinhos.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
    3. Olá Flavio,

      Perdoe-me pela demora na resposta, mas você sabe tanto quanto eu como é dispendiosa a manutenção do blog.

      Sinto-me lisonjeado inúmeras vezes com seus comentários, tanto pelo convite quanto ao seu apreço ao blog!

      Podemos combinar em breve uma degustação e quem sabe quando eu estiver em Botucatu estique até São Carlos.

      Seu blog deixa claro que as escolhas de seus vinhos é sempre de muito bom gosto e sempre quando posso me atualizo e inspiro em seus comentários também.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. amigo, deixo aqui uma sugestão de um vinho da áfrica do sul fantástico:

    nature in concert. eu o encontrei na mistral, num preço promocional, por 85 reais. o frete é que pega um pouco, aqui em sc saiu uns 25 reais.

    mas vale a pena, um dos melhores vinhos que provei.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo",

      Muito obrigado pela sugestão! Aliás estive na Mistral esse mês, pois fica próximo a um cliente meu, e peguei uns rótulos que em breve estarei postando aqui no blog. Lá tem muita coisa boa. O frete é problemático mesmo, mas entre em contato comigo(Facebook, email...) que se um dia eu passar perto de ti eu terei o maior prazer em levar alguns rótulos de lá ou de outros importadores e quem sabe n~~ao tomamos algum junto?

      Grande abraço,

      Raphael Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...