sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

H. W. Metzler Dornfelder Rotwein Trocken 2009


Diretamente da Alemanha esse vinho ganhei de um grande amigo que o trouxe de presente e ao qual sou muito grato.

Vamos por partes.

O produtor chama-se H. W. Metzler que se orgulha em produzir vinhos orgânicos, por sinal de excelente qualidade, na região de Rheinhessem que é a maior região produtora de vinhos da Alemanha.

A casta é um pouco mais complicada e não muito famosa aqui no Brasil e chama-se Dornfelder Rotwein ou mais precisamente Dornfelder já que Rotwein significa vinho vermelho - tinto. A casta Dornfelder vem do cruzamento de várias outras castas e foi criada pelo agrônomo e agricultor alemão August Herold. Sua principal característica e responsável pela sua popularidade na Alemanha é o fato de se adaptar bem em climas geralmente favoráveis ao cultivo de uvas destinadas à elaboração de vinhos brancos.

Já o Trocken significa seco em alemão. Esse dado já é bem mais simples né!

Vamos ao vinho!

Na taça é vermelho escuro com reflexos violáceos e aromas de fruta escura como ameixa, floral, baunilha e os traços de madeira.

Na boca é extremamente macio com integração do álcool e acidez muito bem feita. É de toque sedoso na língua com taninos finos e toques adocicados. Bom final e persistência mediana completam o vinho!

Lembra um pouco os vinhos feitos com Pinotage, mas sem o amargor característico em alguns rótulos.

Vale a pena experimentar essa uva!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...