Diretamente da Alemanha esse vinho ganhei de um grande amigo que o trouxe de presente e ao qual sou muito grato.
Vamos por partes.
O produtor chama-se H. W. Metzler que se orgulha em produzir vinhos orgânicos, por sinal de excelente qualidade, na região de Rheinhessem que é a maior região produtora de vinhos da Alemanha.
A casta é um pouco mais complicada e não muito famosa aqui no Brasil e chama-se Dornfelder Rotwein ou mais precisamente Dornfelder já que Rotwein significa vinho vermelho - tinto. A casta Dornfelder vem do cruzamento de várias outras castas e foi criada pelo agrônomo e agricultor alemão August Herold. Sua principal característica e responsável pela sua popularidade na Alemanha é o fato de se adaptar bem em climas geralmente favoráveis ao cultivo de uvas destinadas à elaboração de vinhos brancos.
Já o Trocken significa seco em alemão. Esse dado já é bem mais simples né!
Vamos ao vinho!
Na taça é vermelho escuro com reflexos violáceos e aromas de fruta escura como ameixa, floral, baunilha e os traços de madeira.
Na boca é extremamente macio com integração do álcool e acidez muito bem feita. É de toque sedoso na língua com taninos finos e toques adocicados. Bom final e persistência mediana completam o vinho!
Lembra um pouco os vinhos feitos com Pinotage, mas sem o amargor característico em alguns rótulos.
Vale a pena experimentar essa uva!
Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário