segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Marques de Casa Concha Pinot Noir 2011


Quando estive no Chile tive a oportunidade de participar de uma degustação na Concha y Toro com os grandes rótulos Marques de Casa Concha. Relembre.

E na loja a curiosidade sempre impera e ao invés de trazer rótulos já degustados trouxe esse Pinot que é até difícil de encontrar aqui no Brasil assim como o Casillero del Diablo Reserva Privada Sauvignon Blanc.

Pois bem... estava doido para comer uma pasta ao molho funghi, mas tenho dificuldades em encontrar boas matérias primas para a elaboração e gostaria até de dicas dos meus leitores. Um pote pequeno no Extra / Pão de Açúcar custa para mais de R$ 50,00 e o preparados prontos são verdadeiramente uma lástima!

Esse rótulo é produzido com a casta Pinot Noir provenientes do Valle del Limarí onde investiram em seu plantio recentemente e obtiveram ótimos resultados e não a toa foram parar nessa linha que tem produção bem limitada.

Vamos ao vinho!

Em taça é rubi e um pouco violáceo com transparência e brilho. Aromas de fruta vermelha com destaque para a madeira e um pouco de álcool sobrando no início.

Na boca a acidez se comporta bem com o álcool, ótimos taninos, mas tem madeira em exagero em minha opinião. Percebe-se que a madeira (14 meses) é de ótima qualidade e a fruta mais ainda. Não sei de o abri jovem demais ou se estou ficando chato com o Novo Mundo, mas é a minha opinião e não deve valer para tudo. Se quiser um Pinot bem amadeirado é uma escolha.

Falta agora o Sauvignon Blanc e acho que ele vai surpreender mais.

Saúde!

3 comentários:

  1. Caro Baruki,
    Também tinha curiosidade para apreciar este Pinot, mas pelo jeito, é um típico PN chileno, com fruta madura e madeira sobrando, não?
    Se ainda não provou, experimente um Pinot Noir da Villard (Decanter). Acho que vai gostar.
    Abraços,
    Flavio
    ps. Também estou querendo experimentar o Sauvignon Blanc da linha Marques de Casa Concha. Mas ainda não o encontrei no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavio!

      Respondi o outro comentário do post Barista. Preciso escrever mais no seu blog também!

      Então... dá para perceber muita qualidade no vinho, porém existe esse exagero. Acho que eles devem em breve repensar esses 14 meses, porém existem muitos Pinots para experimentar ainda (minha uva preferida), inclusive esse que você acabou de me indicar. Para tomar outro desse vai levar um bom tempo.

      Prometo que se eu achar um SB me lembrarei prontamente de ti e darei um jeito de compartilhar de uma forma que não seja virtual.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Grande Baruki!
      Vi a resposta no outro post. Muito obrigado pelas palavras muitíssimo gentis. Seus comentários são muito bem-vindos no vinhobão.
      Concordo com você: Eles devem repensar o tempo longo em madeira, principalmente para a Pinot Noir. A chance de matar a sua delicadeza é grande.
      Ah, quando for a Botucatu dê um alô. Eu vou sempre a Jaú, e é ali pertinho. Quem sabe não combinamos uma vinhada?
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...